NOVAS TURMAS DE MINICURSOS! Inscrições abrem na próxima semana!

6 votos

Na próxima segunda-feira (26/02), o Telessaúde SC abrirá inscrições para cinco novas turmas de minicursos:  (1) Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF (100 vagas); (2) Introdução ao Acolhimento (100 vagas); (3) Monitoramento, avaliação e planejamento das ações da ABS (100 vagas); (4) Participação comunitária e controle social (100 vagas); e (5) Ferramentas para o trabalho na ABS (100 vagas). Os cursos são gratuitos, realizados na modalidade a distância e as turmas são voltadas aos profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica à Saúde. Para se inscrever e participar, é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.

Atenção! A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no portal do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal. Com login e senha em mãos, você poderá fazer a inscrição no minicurso desejado na plataforma Moodle Telessaúde SC.

Conheça os cursos ofertados:

(1) Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF (100 vagas): O objetivo do curso é contextualizar o NASF e apresentar caminhos possíveis para a organização de seu processo de trabalho. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior da Atenção Básica. A carga horária do curso é de 20 horas.

(2) Introdução ao Acolhimento (100 vagas): O objetivo do curso é qualificar profissionais da Atenção Básica à Saúde sobre o modelo de atenção ampliado em saúde e sua relação com o acolhimento e a humanização e para implementação do acolhimento no processo de trabalho da Atenção Básica. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior da Atenção Básica. A carga horária do curso é de 16 horas.

(3) Monitoramento, avaliação e planejamento das ações da ABS (100 vagas): O objetivo do curso é discutir a organização do processo de trabalho das equipes de ESF para atender as necessidades das pessoas com sofrimento mental e conhecer as possibilidades de cuidado compartilhado por meio da Rede de Atenção Psicossocial em Santa Catarina e como a Atenção Básica faz parte dela. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica. A carga horária do curso é de 20 horas.

(4) Participação comunitária e controle social (100 vagas): O objetivo do curso é discutir sobre o papel das equipes de Saúde da Família no fortalecimento do controle Social e da participação da comunidade como um princípio do SUS, utilizando-os como instrumento de planejamento do trabalho na APS. São apresentadas experiências de alguns municípios na realização de um trabalho conjunto entre os Centros Comunitários/Conselhos Locais de Saúde e as equipes de ESF e NASF na potencialização da participação popular. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica. A carga horária do curso é de 20 horas.

(5) Ferramentas para o trabalho na ABS (100 vagas): Os objetivos do curso são conhecer ferramentas que auxiliem na elaboração de um projeto de saúde no território de atuação das Unidade Básicas de Saúde e refletir sobre como as equipes de Saúde da Família podem inserir essas ferramentas em seu processo de trabalho. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica. A carga horária é de 20 horas.

Para efetivar a sua inscrição no minicurso desejado, você deverá entrar no Moodle Telessaúde SC e realizar a sua inscrição a partir da data de abertura dos cursos (26/02).

Para mais informações, entre em contato através dos telefones (48) 3664-7282 / (48) 3721-4448 ou do e-mail telessaude.sc@saude.sc.gov.br. Pessoas já cadastradas no Telessaúde SC realizam a inscrição direto no Moodle Telessaúde SC, confira o passo-a-passo deste processo aqui.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua! E acompanhe nossos canais de comunicação para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.