Novembro Azul traz informação para os trabalhadores no território de uma ESF de SP.

13 votos

 

Neste ano, o mês de novembro, dedicado a saúde dos homens, trouxe um alerta para os trabalhadores em um território de Saúde ligado a uma Estratégia Saúde da Família, no interior paulista: o câncer de próstata.

Esse tipo de câncer é a segunda principal causa de óbitos e a mais comum entre homens em todo mundo, depois do câncer de pele não melanoma.

Dessa maneira, acadêmicos do Curso Médico da UNOESTE, foram estimulados, por meio da Metodologia Ativa da Problematização, a criar um Plano de Ação relacionado à Educação em Saúde para homens trabalhadores de uma empresa localizada no território de uma ESF no município de Presidente Prudente, SP.

A campanha de conscientização, e os exames para prevenção desse tipo de câncer, são cada vez mais necessários em nossa realidade.

Facilitadores organizaram uma reflexão após a realização da atividade de Educação em Saúde e consideraram que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que o Brasil registre cerca de 68 mil casos da doença somente em 2018.

Acadêmicos consideraram que dados da American Cancer Society revelaram que cerca de 1 a cada 6 homens terá diagnóstico da doença. Estudantes reforçaram a importância da população masculina conhecer e discutir esse assunto.

Consideraram que, na fase inicial, o câncer de próstata dificilmente apresenta algum sintoma e, quando os sinais aparecem, cerca de 95% dos cânceres estão em fase avançada, o que dificulta a cura.

Facilitadores consideraram que os principais sintomas, na fase avançada da doença são: dor óssea, dificuldade ao urinar, vontade de ir urinar com frequência aumentada, além de presença de sangue na urina ou no sêmen.

Estudantes também explicaram aos trabalhadores que, no Brasil, as doenças que mais matam o homem são as doenças cardíacas, vasculares e respiratórias, além das causas externas como acidentes e a violência. Os acadêmicos, estimulados pelos facilitadores, se organizaram para alertar os homens sobre os cuidados com a saúde integral, mobilizando a população masculina para que se torne protagonista de sua história e responsável por sua própria qualidade de vida, nas diferentes fases da vida.

Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde realizada no teritório da ESF.

 

Referências:
Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata&ved=2ahUKEwiJjLviktXeAhVCIZAKHZFjByoQFjAAegQICBAB&usg=AOvVaw1p8Drp1AlanStDYXrViFiV Consulta em 14 11 2018 às 22h 32min.