NOVEMBRO ROXO: HRSP promove Ensaio Fotográfico e Encontro com Mães e Pais que passaram pela UTI Neonatal

6votos

 

A cor roxa é adotada no mês de novembro para se falar de um assunto bem importante: a prematuridade. Conforme a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) a média mundial de nascimentos de prematuros é de 10%, sendo que no Brasil esta taxa está acima, chegando a 12%, o que faz do país o 10º no ranking de nascimentos prematuros. Para falar sobre o assunto e chamar a atenção da sociedade sobre o tema, o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, Santa Catarina, desenvolverá algumas ações durante o mês de novembro.

A primeira ação desenvolvida pelo Grupo de Humanização do Hospital é a exposição de um ensaio fotográfico feito com os bebês da UTI Neonatal, que iniciou na sexta-feira 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade. As fotos ficarão expostas próximo a entrada do setor, possibilitando que as pessoas que circulam pelos corredores do HRSP tenham contato com a prematuridade.

“A ideia do ensaio é sensibilizar quem vê as fotos e, por outro lado, proporcionar às famílias que estão vivendo esse momento lembranças carinhosas do período em que os bebês estiveram em tratamento aqui no hospital”, explica a psicóloga Thaís Delazeri.

Um segundo momento está programado para o dia 24 de novembro (sexta-feira), às 16h, quando haverá o I Encontro para Mães e Pais que passaram pela UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo com seus bebês. Um momento de troca de informações e experiências sobre os cuidados com os prematuros e o desenvolvimento deles. Além disso uma oportunidade para reencontro da equipe com as crianças que foram atendidas.

O HRSP dispõe de 10 leitos de UTI Neonatal e recebe prematuros de todo o Estado, que precisam passar pela unidade para a recuperação. Em 10 anos de instalação da ala 1.507 bebês já foram atendidos pelo HRSP.

Veja mais fotos do ensaio fotográfico:

 

   

 

 

Fotos: Cristine Maraga/ ASCOM HRSP