Núcleo Nise da Silveira retorna em 2018!

7votos

A luta por uma sociedade sem manicômios, em defesa do SUS universal, gratuito e em apoio à Rede de Atenção Psicossocial, (RAPS) ganha um novo fôlego em Joinville. A partir de 2018 as atividades do Núcleo de Luta Antimanicomial Nise da Silveira retornam com novos debates e intervenções.

O Núcleo teve papel importante na aprovação da Lei 6.246/08 que estabeleceu a Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental em Joinville. Outra iniciativa de destaque desse coletivo foi a criação do #CurtaLoucura, intervenção em parceria com serviços substitutivos e universidade visando aproximar a sociedade e os pontos de atenção da RAPS, assim como a desmistificação do sofrimento psíquico.

O Núcleo de Luta Antimanicomial Nise da Silveira é um movimento reivindicativo, formado por  estudantes, profissionais de saúde, usuários do SUS, seus familiares e demais militantes dos direitos humanos.

A importância do retorno do Núcleo é vista como essencial em tempos de desmonte das políticas públicas em saúde mental e as inadmissíveis propostas de retorno das instituições psiquiátricas.