O Colegiado Gestor do HILP reinicia suas atividades

6votos

O Hospital Infantil Lucídio Portela, desde maio de 2012, vem assumindo um modelo de gestão colegiada, tendo entre outros objetivos: fortalecer o grau de envolvimento dos trabalhadores, gestores e usuários nas tomadas de decisões no hospital; fortalecer as relações nos processos de trabalho, estimulando o fazer em equipe; atuar nos processos de trabalho, estimulando um compromisso de co-responsabilidade, escutando, acolhendo sugestões de todos os atores envolvidos, e avaliando os indicadores de desempenho, numa perspectiva de garantir uma atenção mais resolutiva e humanizada.

Ontem (17) aconteceu uma reunião extraordinária do Colegiado Gestor do HILP envolvendo a participação de gestores e trabalhadores representantes de diversas áreas de trabalho,  com a seguinte pauta:  escolha/eleição da coordenação do colegiado gestor;  cronograma de reuniões mensais do grupo;  proposta de calendário anual de dias festivos e não laborativos  no hospital; Discussão do método de escolha do “Colaborador Destaque” do HILP.

A Dra Leiva, Diretora Técnica-Assistencial iniciou os trabalhos, ressaltando a necessidade do fortalecimento da gestão colegiada no hospital e da escolha do coordenador para o exercício das atividades no ano em curso. A seguir foi feita uma  reeleitura do Regimento Interno, destacando os objetivos, competências e atribuições do Coordenador, da plenária e do secretário executivo do grupo, com o intuito de esclarecer melhor esses papeis. Na sequência ocorreu a votação para escolha do coordenador, tendo eu sido reeleita como coordenadora e  o funcionário Carlos Alberto Porto indicado como secretário executivo, para  o exercício de mais um ano de trabalho.   A seguir, foi discutido e pactuado o calendário de reuniões do grupo, bem como, a proposta de um calendário anual dos dias festivos e não laborativos no hospital, com o propósito de organizar o atendimento e prevenir o deslocamento desnecessário dos usuários nessas datas. Finalizando, foi discutido o método de escolha do “Colaborador Destaque do HILP”, uma proposta da Gestão de Pessoas, com o objetivo de valorizar os trabalhadores e reconhecer aqueles que se destacam nos processos de trabalho. Mensalmente, os trabalhadores de cada setor se reunirão para escolha do “Colaborador Destaque do mês” do respectivo setor, e os nomes serão levados para as reuniões mensais do colegiado gestor, e no final de cada reunião será feita a escolha entre os nomes indicados pelos setores, seguindo critérios avaliativos preestabelecidos pelos próprios trabalhadores. O trabalhador escolhido receberá um certificado de Honra ao Mérito e uma folga de um dia, para gozo até 30 dias após a indicação.