O PAPEL DO ENFERMEIRO NA RAPS

8 votos

A RAPS, Rede de Atenção Psicossocial, surgiu devido uma necessidade de oferecer uma rede de saúde mental integrada, articulada e efetiva.

Para atender essa organização, os serviços de saúde do SUS e todos os dispositivos e recursos sociais existentes estão se organizando para que as redes de atenção em saúde, ofereçam cuidados em saúde mental.

Considerando os VII Eixos:

I. Atenção Básica em Saúde

II. Atenção Psicossocial Especializada

III. Atenção de Urgência e Emergência

IV. Atenção Residencial de Caráter Transitório

V. Atenção Hospitalar

VI. Estratégias de Desinstitucionalização

VII. Reabilitação Psicossocial

Consideramos que é de suma importância essa organização para o desempenho do trabalho do enfermeiro, de modo que, estando ciente de leis, portarias, diretrizes e sabendo de todos os serviços disponíveis à essas pessoas , podemos direcioná-las de forma correta e digna, ensinando os caminhos desde as portas de entrada no serviço até sua reabilitação.

Podemos juntos lutar por um processo longo e de difícil aceitação, que é a desinstitucionalização, e além de tudo, somos educadores e temos aqui, a tarefa de acabar com o grande preconceito que uma sociedade carrega sobre o portador de doença mental e sua suposta “incapacidade”, o que nós, da área, sabemos que não condiz.

Cícera Márcia L. Barbosa

Gilvani Santos