O que mostrou a Mostra?

12votos

A VI Mostra Estadual de Humanização que aconteceu dia 10 10 2017 no Campus da UNISUL Pedra Branca em Palhoça SC, mostrou o quanto há entre trabalhadores, gestores e usuários gente que acredita no SUS e que realiza no seu dia a dia ações que mantém o foco na produção de saúde integral, universal e equânime como os princípios fundamentais de nosso Sistema Único de Saúde.

Grandes desafios neste caminho da realização é verdade, mas desejos de realização e resultados tão magníficos o que nos faz, mais uma vez, avaliar que vale a pena acreditar na troca de experiências como mola propulsora deste movimento de humanização na saúde brasileira.

Ações realizadas em Unidades básicas, ESFs, Hospitais, UPAs, Universidades, etc… apresentaram-se oralmente e também por meio de exposição de banners. Os temas variaram de muitos modos pelas práticas integrativas, educação ensino serviço, saúde mental, acolhimento, clínica ampliada, cogestão regional, arte e saúde, ambiência, e muito mais.

Começamos com a mesa formal de abertura seguida pela avant première do documentário premiado pela PNH como experiência exitosa do SUS no Premio Humanizasus: Do que vem antes, do Centro de Saúde do Idoso de Blumenau SC.

Depois seguimos para as falas do médico Mario Henrique Kato (Blumenau SC ) que deteve-se na relação da clínica ampliada e a integralidade no sus, seguido pela fala da professora Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima (UNIVALI SC) sobre a Integralidade e o direito dos usuários e do professor Marco Da Ros (UNIVALI SC) sobre a Integralidade no SUS nos dias atuais, tudo isto transversalizado pela humanização como política pública.

 

Estas falas abriram importante discussão sobre as ações de promoção de saúde no sus. A importância da integração da arte na saúde e o importante papel da desmedicalização. Além disso, debateu se sobre a importância da formação dos gestores de saúde, no sentido de que entendam o sistema, para melhor gerir as ações, dada a nomeação de cargos ser uma ação recorrente neste âmbito. Também falamos bastante sobre a importância da formação dos profissionais de saúde, em especial dos médicos, no sentido da garantia da integralidade na saúde em geral, do olhar sobre a ampliação da clínica. Outro aspecto levantado foi a grande relevância do fortalecimento dos conselhos de saúde e da integração do usuário na gestão das unidades de saúde em geral.

Com esta calorosa conversa os participantes distribuíram-se em 5 grupos para participarem de rodas de conversa sobre as experiências inscritas na Mostra. Classificadas em eixos temáticos :

  • Valorização do Trabalho e do Trabalhador: Experiências que enfoquem ações de humanização voltadas aos trabalhadores, ao aprimoramento da gestão do trabalho, à educação permanente, à promoção de saúde no trabalho.
  • Direitos do Usuário e Participação Social: Experiências enfocando o fomento da participação do usuário nos serviços. Gestão participativa com inclusão dos usuários. Inclusão do usuário e sua rede familiar e social na gestão do cuidado. Estratégias de difusão e fortalecimento dos direitos dos usuários.
  • Produção de Rede: Experiências de fomento da comunicação e diálogo entre grupos e serviços; Experiências de pactuação de fluxos e ações na rede de saúde; Experiência que enfoquem estratégias de diálogo e construção coletiva entre diferentes serviços e segmentos da sociedade em torno do tema saúde.

 

Veja aqui mais fotos da VI Mostra Estadual de Humanização de SC

IMG_4977

Assim tivemos a apresentação de 30 trabalhos e mais 16 banners.

IMG_5017

Em breve teremos a publicação dos anais do encontro.

Agradecemos imensamente aos que tornaram este evento uma realização. E mais ainda aos que constroem todos os dias estas experiências maravilhosas que tivemos o prazer de conhecer.

Esperamos que em breve possam compartilhar aqui pela Rede Humanizasus, uma vez que todos foram chamados a publicar por aqui.

Organização da VI Mostra Estadual de Humanização de Santa Catarina:

Ledronete Silvestre, Grasiela Garrett da Silva, Maria Claudia de Souza Matias, Patrícia de S C Silva.

Reveja a programação da Mostra no post anterior: http://redehumanizasus.net/96644-vi-mostra-humanizasus-de-santa-catarina-humanizacao-das-praticas-e-integralidade-do-cuidado/