Oficina sobre Humanização no SUS em Luiz Alves SC

10 votos

O coletivo do Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí continua realizando oficinas para divulgar e possibilitar a implementação da PNH na região. Desta vez foi a vez de Luiz Alves SC. O município vem participando ativamente do comitê já desde o ano passado e agora solicitou que o coletivo realizasse a oficina de apoiadores, já compartilhada em outros municípios da região.

Todas as UBS foram fechadas sendo a população devidamente informada sobre a necessidade de que todos os trabalhadores estivessem disponíveis para participar da atividade, não só para sua qualificação pessoal, como também para a melhoria da gestão e da atenção da saúde do SUS local.

Em um dia completo de atividades fomos apresentando aos profissionais de saúde a PNH de modo que conhecessem todos os princípios, diretrizes e dispositivos a serem desenvolvidos no SUS.

Buscando um formato de oficina, adaptado a realidade local os apoiadores do Comitê distribuíram se em duplas de trabalho para cada tema específico. Cada dupla teve aproximadamente 40 minutos para apresentar seu tema, sempre buscando a interação com os profissionais de saúde.

Entre falas dialogadas, teatro, dinâmicas, vídeos, contação de histórias fomos colocando os profissionais de saúde da secretaria de Luiz Alves em contato com o tema da humanização.

E a gestão local não mediu esforços para dar condições para que toda a oficina transcorresse de modo proveitoso para todos.

Ao final em avaliação escrita os participantes em sua maioria aprovaram a iniciativa e gostaram do tema desejando inclusive que se continuassem outros momentos com maior aprofundamento. Algumas sugestões colaborativas também foram apresentadas ao comitê a fim de que o formato da atividade possa remodelada e cada vez mais aprimorada. As críticas se limitaram ao tempo para execução da atividade e uma maior possibilidade de participação em práticas sobre o tema.

Ficamos muito entusiasmados com a atividade realizada em coletivo, com esforço colaborativo de todxs.

Que venha 2020 com novos planos e ações de humanização no Médio Vale do Itajaí!