Orientações para um Jogo informativo sobre Redução de Danos

5votos

 

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Este trabalho foi desenvolvido na disciplina “Programa 1 do Núcleo 2 – A Psicologia e a Saúde: Pressupostos para a Prática Profissional”, do 4° ano do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, sob orientação da professora Ruth G. da Costa Lopes, pelas alunas e alunos: Julia Wonhee Koo, Julio Cesar Santos Araújo, Leticia Teixeira Abade, Maria Luiza Menezes Tenório, Pedro Henrique Mendonça, Rafael Freitas Delgado e Tomás Fiore Negreiro.

A proposta deste trabalho é, através da forma lúdica, trazer mais informações sobre um dos programas oferecidos pelo Sistema Único de Saúde, SUS,  o Programa de Redução de Danos, para profissionais e usuários. O jogo, por meio de cartilhas com informações sobre as formas de tratamento de Redução de Drogas para diferentes drogas, permite um esclarecimento sobre a política e estratégia do Programa.

O JOGO:

O QUE É REDUÇÃO DE DANOS?

Redução de danos (R.D.) são políticas e estratégias de saúde que visam reduzir os prejuízos de natureza biológica, social, psicológica e econômica referentes ao consumo de drogas, respeitando a autonomia e a escolha do indivíduo de fazer uso de drogas.

REGRAS

MATERIAIS:

-7 cartas de sequência de estratégias de R.D., o nome da droga compatível com a sequência e breve descrição do que fazer para reduzir os danos no uso da substância;

-91 cartas de estratégias de R.D. (7 cartas para cada estratégia)

-Tabuleiro com 4 colunas e 7 linhas para serem preenchidas com as cartas

-Giz branco

NÚMERO DE JOGADORES:

O número de participantes pode variar, desde dois jogadores (um contra o outro), até duas equipes compostas por mais de um jogador.

OBJETIVO:

O objetivo do jogo é descobrir uma combinação de cartas com estratégias de R.D., determinada pela carta que o jogador adversário tirou. Quando descoberta a sequência, o jogador que acertou a combinação pode tentar descobrir a droga que se trata e, se acertar, ganhar mais um ponto.

TABULEIRO:

O tabuleiro é composto por 4 colunas e 7 linhas com espaços em branco para colocarem as cartas em sequência. O jogador tem 7 chances para tentar acertar a sequência de 4 cartas.

CARTAS:

Há 7 cartas de cada estratégia de R.D. que devem ser colocadas em sequência em cada tentativa. Importante lembrar que um sequência não pode ter a mesma carta duas vezes.

SEQUÊNCIA DO JOGO:

Em cada jogada, o jogador que vai tentar acertar a sequência apresenta uma combinação de cartas de estratégia de R.D. O jogador que tirou a carta com a sequência deve fazer um círculo branco preenchido para as cartas na posição certa, e apenas um círculo contornado para cartas com a estratégia certa, mas na posição errada da sequência. Tanto o círculo preenchido quanto o contornado devem ser feitas em um espaço ao lado da sequência da rodada, não indicando qual marca é referente a qual carta.

Depois disso, o jogador que tenta adivinhar a sequência deve usar as marcas colocadas pelo outro jogador para tentar acertar a sequência na rodada seguinte.

QUEM GANHA?

O jogo termina quando, dentro das 7 rodadas, um dos jogadores acertar a sequência correta das estratégias de R. D.. Nesse caso, ele pode ganhar um ponto a mais caso ele descubra qual é a droga que corresponde à sequência de estratégias de R. D. que está na carta da jogada, que foi tirada por um outro jogador.

Caso o jogador da vez não consiga acertar a sequência, ele perde e as funções são invertidas.