Estudantes do curso médico abordam sexualidade no CRAS

8 votos

[07:48, 5/9/2018] +55 18 99760-1949: Estudantes do Curso Médico abordam sexualidade com adolescentes no CRAS do Bairro Morada do Sol, em Presidente Prudente, SP.

O Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) insere seus estudantes como membros de Equipes Interdisciplinares em 7 ESFs localizadas em 2 municípios do interior Paulista. A Metodologia Ativa da Problematização é utilizada nos Ciclos Pedagógicos que ocorrem com frequência mensal nas ESFs. Planos de Ação emergem das Necessidades de Saúde da população que reside no território adscrito à ESF, que são capturadas nas reuniões de equipe que ocorrem com frequência mensal.
Os futuros profissionais de saúde realizaram uma palestra na qual abordaram o tema sexualidade, por meio de uma interação dinâmica com um grupo de crianças e adolescente no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), localizado no Bairro Morada do Sol no município de Presidente Prudente, SP.
Os acadêmicos, orientados pelos Facilitadores, coordenaram uma roda de conversa, a partir das dúvidas trazidas pelos adolescentes participantes. Os temas elencados se relacionaram à puberdade, ao desenvolvimento do corpo humano, à sexualidade, às doenças sexualmente transmissíveis (DST), aos métodos preventivos e contraceptivos da gravidez e à violência sexual.
O assunto foi abordado de maneira clara e concisa com a finalidade de levar informações aos participantes sobre temas se mostram como “tabus” em nossa sociedade contemporânea. Conceitos acerca da sexualidade foram definidos e reconstruídos, esclarecendo as dúvidas dos adolescentes em relação ao aparelho reprodutor feminino e masculino.
Em um segundo momento foi realizada uma conversa em grupos separados de meninos e meninas, na tentativa de diminuir a timidez e esclarecer as dúvidas individuais que surgiram a partir do diálogo. Após a ação de Educação em Saúde foi feita uma reunião da qual participaram os acadêmicos e facilitadores para discutir qual é o melhor plano de cuidados e quais os efeitos, a médio e a longo prazo, dessa ação para a população, com foco no princípio do Protagonismo do usuário do SUS. Os estudantes definiram a experiência, dentro da vivência acadêmica, como um exercício de cidadania e produção de “empowerment comunitário”. Os futuros Profissionais de Saúde tiveram a oportunidade de colocar em prática a Política de Atenção Integral à Saúde do Adolescente e entenderam que o Eixo da Educação em Saúde, proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014, pode ser colocado em prática no território adscrito às ESFs.

Referências:
[07:49, 5/9/2018] +55 18 99760-1949: Referências:
Formação de adolescentes multiplicadores na perspectiva
das competências da promoção da saúde.
Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.scielo.br/pdf/reben/v71n1/pt_0034-7167-reben-71-01-0089.pdf&ved=2ahUKEwizqeuT2aLdAhXGjpAKHX1jCZoQFjABegQICRAB&usg=AOvVaw3nQB5nOfQPaGWJLY4rWKx1
Consulta em 04 09 2018 às 22h 21min.