Papo Saúde – Saúde do Homem

8votos

Nosso Papo Saúde desta semana traz como pauta a saúde dos homens. Por muito tempo deixados de fora das campanhas de promoção da saúde, “isentados” da responsabilidade pelo autocuidado ou mais suscetíveis a desenvolver comportamentos de risco, os homens acabaram se distanciando dos serviços de atenção primária e promoção da saúde. Os reflexos podem ser percebidos em diversos estudos comparativos em relação às mulheres, que apontam os homens como mais vulneráveis às doenças, sobretudo no que se refere a enfermidades graves e crônicas, além de terem uma expectativa de vida, em média, sete anos menor. Listamos algumas dicas de cuidado divididas por faixas etárias para facilitar a abordagem, mas reforçamos que essa é apenas uma forma de iniciar o diálogo e aproximarmos o homem do tema saúde. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi lançada em 2009 e serve como guia nesse projeto de quebras de tabus e mudança da cultura.

​O Papo Saúde é uma série quinzenal de vídeos que aborda as novidades científicas e de políticas públicas na área da saúde. O objetivo é ampliar as reflexões e a compreensão sobre saúde e cidadania de forma descontraída, sem perder o foco no interesse público e na relevância das discussões propostas. Os vídeos também buscam servir como instrumento de comunicação entre os profissionais de saúde e o público em geral. Compartilhe o vídeo com a sua equipe e amigos!

Mande as suas sugestões de temas, críticas e correções para que continuarmos desenvolvendo um trabalho em sintonia com você! Acompanhe o Telessaúde SC no Facebook e também no nosso site.