Pare, pense e use camisinha

11 votos

 

   Imagem extraida da internet

Com este tema a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, por meio da DUVAS/Coordenação de Doenças Transmissíveis, no dia 25 de fevereiro, lançou a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS no Carnaval 2019, através da NOTA TÉCNICA Nº 03/2019.

A campanha tem como objetivo fortalecer o uso da camisinha como a melhor forma de prevenção das IST, com vistas à prevenção e o diagnóstico precoce, orientando que as atividades, se possível, possam contemplar a testagem para HIV. A iniciativa visa também a prevenção de uma gravidez  indesejada.

Pesquisas apontam um aumento crescente da transmissão do vírus, no público jovem inserido  na faixa etária de 20-34 nos últimos 10 anos.  Assim, a pesquisa buscar priorizar esse público.

De acordo com a Nota Técnica, todos os municípios do Estado do Piauí foram orientados a  construírem suas estratégias para facilitar a disponibilização dos preservativos à população geral, nesse período de carnaval,  nos locais dos bailes, nas blitz, nas rodoviárias, e demais acesso e serviços de saúde, bem como, em outros espaços que existam muitas aglomerações.

Os preservativos  serão disponibilizados, prioritariamente, nas regionais de saúde dos 11 territórios de desenvolvimento, como também na assistência farmacêutica do estado em Teresina. Além disso, a campanha orienta também que as atividades, se possível, possam contemplar a testagem para HIV.

A Secretaria de Estado da Saúde, recomenda que a entrega dos preservativos deve seguir as recomendações da nota técnica nº 02/2015 abaixo:

http://www.saude.pi.gov.br/uploads/warning_document/file/381/NOTA_T%C3%89CNICA_CARNAVAL2019.pdf

Fonte: Portal da saúde/Piaui

http://www.saude.pi.gov.br/