Pintura na barriga na Maternidade Escola Santa Mônica – Alagoas

6votos

No mês de abril do corrente ano, aconteceu na Maternidade Escola Santa Mônica – Alagoas, uma Oficina de Pintura de Barriga facilitada pelas residentes em enfermagem obstétrica que atuam na maternidade. A oficina abordou, além da técnica da pintura, todas as questões que envolve a maternidade e a mulher como sujeito de direitos.

A pintura de barriga é mais uma ação de fortalecimento de vínculos entre mãe-bebê e mãe-equipe, e proporciona à gestante um momento de descontração, minimizando assim o “peso” da hospitalização. Todas as futuras mamães que participaram confirmaram que a sessão foi um momento relaxante e de grande prazer!

A pintura é construída através da conversa com a gestante,de como ela imagina seu bebê e também é avaliada a ultrassonografia para se saber qual a real posição do bebê no dia da pintura. Esse momento causou bastante expectativa e euforia nas mães que autorizaram a ação.

Considerando a maternidade como referência para gravidez de alto risco, as mães quando se veem no processo de internação ficam muito aflitas com o medo da perda, e esse momento traz um alívio emocional bastante considerável neste momento.

Presenciei o brilho nos olhos, de todas…das mães e da equipe. Gratificante presenciar isto!

 

Vale salientar que houve autorização da usuária para exibição da foto.