PNH na RODA

9 votos

No último dia 05.06.2019 teve início, na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) – Referência Estadual no Atendimento à Gestante de Alto Risco, a primeira capacitação sobre a Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção à Saúde.

A qualificação está sendo promovida pela Assessoria da Política Nacional de Humanização e pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas da maternidade, o público alvo são os profissionais da MESM, e foi destinado um percentual das vagas para os trabalhadores de outros serviços.

O curso nasceu com o objetivo de qualificar e potencializar as ações e as estratégias da PNH, além de ser uma oportunidade para os profissionais trocar experiências e refletir sobre a prática dentro dos serviços de saúde e, com isso, construir novos modos de fazer no cotidiano do trabalho.

O primeiro encontro foi de acolhimento. Na sequência, houve a apresentação dos participantes e da proposta do curso, a construção coletiva de contrato para o funcionamento do grupo e um debate sobre a história do SUS.

O grupo assistiu ao filme “História das Políticas de Saúde No Brasil”, que serviu de base para as reflexões sobre a realidade do setor de saúde no país nos dias de hoje.

Com isso, objetivou-se analisar a nossa realidade e compreender a proposta da PNH e, consequentemente, ajudar os trabalhadores entender os determinantes históricos envolvidos no processo de construção da saúde pública no Brasil.

O primeiro dia de curso foi efervescente e instigante, rico de trocas e aprendizado. Algumas falas e avaliações dos participantes desse encontro podem confirmar essa afirmação. “A máquina política vem nos castigando e nos tornamos máquina em nosso trabalho.”; “Que bom que o filme nos proporcionou interagir por meio de um debate”; “O SUS é regido ao sabor dos políticos”.