PODCAST FIOCRUZ NO AR – Idosos: automedicação de antibióticos é ameaça a uma vida saudável

10 votos

PODCAST FIOCRUZ NO AR – Idosos: automedicação de antibióticos é ameaça a uma vida saudável

 

Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia, com o Instituto Datafolha, em 2019, mostrou que 77% dos 2.311 entrevistados tomavam remédios sem a orientação de um profissional da saúde, seja ele médico ou farmacêutico. Cerca de 47%  das pessoas pesquisadas se automedicam, sendo 21% pelo menos uma vez por mês e 25%, o faziam todos os dias ou pelo menos uma vez por semana. A pesquisa, que usou os últimos seis meses anteriores como referência, também apontou que os antibióticos são a segunda classe de medicamentos mais consumidos no Brasil, sendo consumidos por 42% da população brasileira.

Esse nível de automedicação dos brasileiros alcança todas as idades e com os idosos, não é diferente. Mesmo com problemas de saúde, que os leva a fazer uso de medicamentos receitados pelos seus médicos, como pressão alta, diabetes e etc.,  muitos tomam – sem nenhuma orientação profissional – antibióticos, antiácidos, fitoterápicos e anti-inflamatórios de venda livre indicados por amigos, vizinhos e familiares, sem se dar conta de que podem agravar a sua saúde. No caso dos antibióticos, o risco é ainda maior, como explica a médica geriatra Nalita Mugayar, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no podcast “Idosos: automedicação de antibióticos é ameaça a uma vida saudável”, do Projeto Fiocruz no Ar.

Sobre o Projeto Fiocruz no Ar

O Projeto Fiocruz no Ar produz podcasts para serem distribuídos para rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 120 anos da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, do Ministério da Saúde. A distribuição do material também é feita pelo Whatsapp, para que a informação chegue a um maior número de pessoas.

O Projeto é uma iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação -VPEIC, da Fundação Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde.

—————————————

Para o WHATSAPP & RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Idosos: automedicação de antibióticos é ameaça a uma vida saudável

No podcast “Idosos: automedicação de antibióticos é uma ameaça à vida saudável”, a médica geriatra Nalita Mugayar, da Universidade Federal Fluminense (UFF) explica o risco do consumo abusivo de antibióticos na saúde do idoso.

—————————————

Para ouvir e baixar o podcast “Idosos: automedicação de antibióticos é ameaça à uma vida saudável”:

Spotify: https://tinyurl.com/y2c7tvcj | SoundCloud: https://tinyurl.com/y4g2lgmv | RadioTube: https://tinyurl.com/y3s8l25d | Anchor: https://tinyurl.com/y37obja6

Para ouvir e baixar todos os podcasts do projeto Fiocruz no Ar sobre uso abusivo de antibióticos, clique aqui:  https://soundcloud.com/user-881543515  / https://open.spotify.com/show/1mtP3gu2mR4cWCi6ehSKth

—————————————

Ficha Técnica Fiocruz no Ar – Idosos: automedicação de antibióticos é ameaça a uma vida saudável

Da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação – VPEIC, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/Ministério da Saúde

Coordenadora: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)

Consultora técnica: Ana Paula Assef (Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar, do Instituto Oswaldo Cruz – IOC/Fiocruz)

Resistência Microbiana – Idosos: automedicação de antibióticos é uma ameaça à vida saudável – Duração: 3m24s

Reportagem, Produção e Locução: Graça Portela

Fontes: Cléia Pereira – idosa (povo fala) | Nalita Mugayar, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro

Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas)

Ilustração: Vera Fernandes | Imagem: Pexels-Cottonbro – Creative Commons (CC)

Trilha sonora da vinheta: “Life of Riley”, by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | “Easy Lemon”, by Kevin MacLeod (incompetech.com) | “Continue Life”,  by Kevin MacLeod (incompetech.com) http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/