Práticas pedagógica na Atenção Básica. Educação em Saúde realizada por estudantes do Curso Médico na

12votos

A Faculdade de Medicina da UNOESTE utiliza a Metodologia Ativa da Problematização com estudantes do Curso Médico, nos Ciclos Pedagógicos que ocorrem mensalmente, em 7 Estratégias Saúde da Família de dois municípios do interior paulista, para alavancar a resolução de problemas de saúde identificados no território, pelas Equipes Interdisciplinares locais. Os estudantes se inserem como membros das Equipes, monitorados por facilitadores, graças a uma parceria Academia-Serviço que procura criar ambientes saudáveis de acordo com a Lei 8080 de 1990.
A universidade organiza as atividades dos aprendizes e se alicerça nos Eixos propostos pelo MEC: Atenção Individual, Coletiva, Processos de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde.
Para organizar uma prática pedagógica voltada para resolver as necessidades de saúde das pessoas é importante conhecer o território como um processo, bem como as pessoas que nele residem. É necessário ir além do saber relacionado aos indicadores de saúde divulgados em Reunião de Equipe e de produção,
previamente acordados pelos trabalhadores da Saúde.
Os estudantes identificaram, no Ciclo Pedagógico, fragilidades relacionadas à Educação em Saúde sobre a Influenza. Orientados pelos Facilitadores, criaram um Plano de Ação que foi desenvolvido na Sala de Espera da ESF.
Cada pessoa precisa ser entendida como sendo um sujeito de sua vida. Dessa forma deve ser respeitada, acolhida observada e atendida de maneira integral, em uma relação entre a equipe de trabalhadores da Saúde e Usuários do SUS geradora de vínculos institucionais e emocionais.
A Sala de Espera da ESF foi o local escolhido pelos estudantes para realizar a atividade de Educação em Saúde com os usuários do Território da Unidade de Saúde. Inicialmente buscaram ouvir as expectativas dos presentes. Em um segundo momento, a partir das dúvidas das pessoas, fizeram a atividade de Educação em Saúde.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Educação em Saúde desenvolvida na área adscrita à ESF.