Primeiros socorros: Educação em Saúde de estudantes médicos para professores e motoristas em uma ESF

13 votos

Acidentes se constituem na maior causa de morte em nosso país, entre crianças de 1 a 14 anos. Estudantes do Curso Médico, inseridos em Estratégias de Saúde da Familia (ESF) como membros das equipes interprofissionais, no município de Álvares Machado, SP, estimulados pela Metodologia Ativa denominada Problematização, criaram um Plano de Ação, para a Comunidade de Professores e mototistas, no território da ESF com o objetivo de criar ambientes saudáveis na área adscrita à Unidade de Saúde.
Estudantes entenderam que os primeiros socorros podem ser definidos como a prestação de cuidados imediatos às vítimas de acidentes ou males súbitos, em situações nas quais o estado físico da pessoa possa ameaçar sua vida. A ideia é que o socorrista mantenha as funções vitais da pessoa até a chegada de assistência especializada.
Esse primeiro atendimento pode ser realizado por qualquer pessoa treinada não sendo ação exclusiva dos profissionais de saúde.
Facilitadores consideraram, na ação de Educação em Saúde para os professores e motoristas, que ações executadas no local da ocorrência do evento podem contribuir para a sobrevida da pessoa atendida.
Os participantes avaliaram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida na área adscrita à ESF, em Machado.

Referências:

Primeiros socorros: objeto de educação em saúde para professores.
Disponivel em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/234592/28912&ved=2ahUKEwjZrIXa0J3hAhUgE7kGHehJCukQFjAHegQICRAB&usg=AOvVaw0y0KTgApAQxCcGhHJeHwCQ
Acesso em 25 03 2019 às 12h 35min.