Profissional da Saúde como Protagonista Estratégico no Processo de Evolução do Cenário Humanizado do Sistema Único de Saúde

6votos

Eder Júlio Rocha de Almeida (1)

Arthur Guimarães Gonçalves dos Santos (3)

Júnia Cordeiro dos Santos (2)

Natália Bueno de Oliveira (3)

Marcos Vinícius de Oliveira (1)

 

Ao longo de tantas décadas de lutas e provações que a população brasileira se submeteu para conseguir em sua totalidade o acesso à saúde, que é um direito de todos e dever do estado, nota-se que nos tempos atuais podemos afirmar que estamos rumo a utopia chamado melhoria na prestação de serviços, relacionados a saúde da população usuária do sistema único de saúde -SUS.

Hoje sabemos da importância de tantos fatos narrados por diversos profissionais engajados nesta trajetória chamada “evolução na saúde”, bem como o que a história do Brasil nos traz em diversas literaturas, sendo o estado da arte de nossos próprios raciocínios críticos da atualidade, bem como nossa própria criação de parâmetros de mudanças ou patamares mais elevados no cenário de saúde que tanto almejamos.

Entretanto, o que é história se configura de um tempo que já se foi. Cabendo a cada um de nós educadores em saúde, fomentar no próximo a capacidade de revolução e transformação intelectual e das práticas profissionais, culminando na melhoria que tanto sonhamos.

A história da saúde é de veras um livro que comporta inúmeros capítulos, e que permite cada um que veste verdadeiramente a camisa de um “bom profissional” ser o autor desta linda narrativa de evolução e constituição metafórica de amor ao próximo. Reflita… Aceite o desafio… Faça a diferença e seja no hoje a representação de vários desbravadores que outrora fizeram história… Faça acontecer… Faça valer a pena! Vamos construir o cenário mais bonito da saúde… Afinal somos os protagonistas de nossas práticas.

Dados dos autores:

1-     Enfermeiros da educação continuada da Vital Rede de Saúde de BH –MG; Contato: enfermeiro.ederjulio@gmail.com ; 031 – 98382-9930

2-     Enfermeira estomaterapeuta do município de Confins;

3-     Acadêmicos do curso Bacharel em enfermagem.