Projeto com Estagiários do Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly – HE

8votos

               O Projeto com estagiários do Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly, uma das ações do GTH, tem por objetivo disseminar a PNH entre o grupo de estagiários das diversas áreas de atuação dentro do hospital. O projeto promove o encontro entre eles, o conhecimento e o reconhecimento entre si e o encantamento pelo SUS, espaço onde estão inseridos. O projeto também dispara ações onde os estudantes apuram o olhar sobre aspectos referentes à humanização no cuidado, elevando o nível de criticidade e ao mesmo tempo sugerindo alternativas de melhorias.

             Com este primeiro grupo de estagiários, das  áreas de enfermagem, radiologia, psicologia e serviço social, foram realizados dois encontros. O primeiro realizado dia 26/07/18 utilizou uma metodologia de apresentação para integração da equipe com duas perguntas disparadoras: “quem eu sou?” e “O que me move?” A partir daí foram observadas quais as visões de mundo, as necessidades internas e principalmente quais os objetivos profissionais de cada participante. Logo após foram distribuídas tarjetas onde cada um colocou a sua ideia ou conceito sobre Humanização. Com isto foi construída uma árvore conceitual sobre Humanização e posteriormente seguiu-se uma discussão sobre a política, seus princípios, diretrizes, dispositivos e método, porém de forma bem sucinta, procurando enfatizar as atitudes de cada um durante o cotidiano do seu trabalho e o seu poder transformador. Foi realizada uma dinâmica sobre equidade, mostrando a importância do respeito às diferenças. Após este momento foi sugerido um trabalho a ser realizado por categoria, onde seriam listados 03 fatos positivos e 03 fatos negativos sobre humanização, observados no seu campo de estágio e sugestões de possíveis soluções de melhorias. No final houve um resgate da resposta à pergunta inicial: “o que me move?”, relacionando as respostas com os conceitos trabalhados, suscitando o olhar mais solidário em torno dos caminhos a percorrer no sentido da atuação profissional futura de cada um. Ao final foi realizada uma rápida avaliação do encontro.

          No dia 06 de agosto foi realizado o segundo encontro com os estagiários, sendo que neste momento foram incluídos na roda seus preceptores e coordenadores da área de atuação. Os estagiários apresentaram suas produções com intensa discussão sobre os problemas levantados. Os pontos positivos destacados estavam ligados ao relacionamento entre as pessoas nas respectivas equipes e a atenção para com o usuário. Em contrapartida, os pontos negativos destacados apontavam para questões de estrutura física e algumas atitudes não acolhedoras em momentos pontuais por parte de alguns servidores.

     A análise realizada aponta uma equipe de estagiários extremamente comprometidos com o exercício da profissão, preocupados com todos os aspectos que envolvem o fazer profissional, tanto objetivos quanto subjetivos e principalmente com o acolhimento ao usuário e com a qualidade do serviço ofertado.

       Foi muito gratificante a promoção deste encontro pois nos fez refletir sobre a formação dos nossos futuros profissionais de saúde e fomentar um fazer mais carinhoso com olhar atento na PNH.