Projeto de Pesquisa O PIAUI TEM INDIO SIM

7votos

No Brasil, vivem 817 mil índios distribuídos em 688 terras indígenas (TI),220 povos diferentes e 180 línguas distintas. Representam a minoria numérica e étnica nacional (0,4% da população) e estão presentes em todas as regiões do país. A Região Norte/Nordeste concentra a maioria dos índios brasileiros (37,4%). Destes, 1,9% vivem no estado do Piauí e correspondem a 2,2% da população Piauienses (6.000 índios não Aldeados).
Centenas de povos desapareceram com o processo de colonização, com destaque para as práticas da escravidão, genocídio, das guerras e das epidemias de doenças infecciosas. Essa população ainda enfrenta situações distintas de tensão social, ameaças e vulnerabilidade e vivem em condições de saúde desfavoráveis relacionadas, falta de assistência à saúde, desnutrição, superlotação e contaminação ambiental, muitas dessas ligadas à pobreza.
Nesses 333 dias o projeto de pesquisa O PIAUI TEM INDIO SIM, passou por diversas etapas buscando, de um lado, responder ás novo e crescentes demandas sanitárias consequentes á experiências de contato dos povos tabajara, Karri e guajajara, de outro, colaborar na luta para incluir, de forma diferenciada, a saúde indígena do Piauí no sistema único de Saúde (SUS – retaguarda). O Trabalho do Projeto de pesquisa O PIAUI TEM INDIO SIM tem como eixos Organizadores: Diagnostico Situacional – Levantamento Epidemiológico – Qualificação do Profissional do SUS e a participação Social e Atenção Básica. As atividades se diversificaram e a equipe da Comissão Técnica do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEIPI se ampliou para dar conta das novas demandas apresentadas pela SESAPI.
A Diretora de Unidade de Vigilância e Atenção á Saúde – DUVAS e suas coordenações Técnicas atuam junto aos povos indígenas nos territórios: Planície Litorânea, Dos cocais, Entre rios, Carnaubais, Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do rio guaribas, Vale dos rios Piauí e Itaueira, Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, abrangendo os 36 municípios no Estado do Piaui.
Metodologia
As ações/intervenções voltada assistência à saúde indígena estão sendo desenvolvida em parceria entre instituições publicas e privada, compatibilizada entre as áreas técnicas tanto da SESAPI e SMS.
1 – (Oficinas de sensibilização do Projeto de Pesquisa O PIAUI TEM INDIO SIM nas 9 Regionais de Saúde quer abrangem 36 municípios onde tem Comunidades Indígenas no Piauí)
2 – (Oficinas de Qualificação aos profissionais do SUS Interface a Saúde Indígena )
3 – (Reuniões, Fática sobre a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena: relatório final que aprova no, 1.5 Subeixo: Avanços e Desafios da Gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (66. Criar o DSEI em Teresina (PI) para garantir atendimento aos indígenas naquela capital, bem como facilitar o livre acesso à Atenção de Média e Alta Complexidade. Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEIPI)
4 – (Reunião com os Gestores (as) dos 36 Munícipios Sobre o Projeto de Pesquisa O PIAUI TEM INDIO SM)

Conclusão em ( andamento )