Projeto de Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS – ACOLHESUS em Santa Catarina legitimado da modalidade Extensivo para Piloto.

7votos

Projeto de Qualificação das Práticas de Cuidado a partir das Portas de Entrada do SUS -ACOLHESUS legitimado da modalidade Extensivo para Piloto, em que a experiência do Hospital Homero de Miranda Gomes comporá uma das três selecionadas de expressão na implementação das diretrizes e dispositivos da PNH no país.

Em desenvolvimento no Hospital Homero de Miranda Gomes (Hospital Regional de São José), operacionalizado por meio de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) e o Ministério da Saúde, conta com a definição e formalização dos Grupos Executivo Estadual (GEE) e Executivo Local (GEL), composto por representantes da Política Nacional de Humanização, da Atenção Primária em saúde do Estado de SC, das SMS dos municípios de São José/SC e Palhoça (SC), além de representantes das áreas da Diretoria de Educação Permanente em Saúde – Escola Técnica do SUS;  do SAMU, da RUE; do Conselho de Saúde e de setores/unidades do Hospital. Este coletivo vem trabalhando na implantação e implementação do projeto na Unidade, realizando oficinas e conduzindo os encaminhamentos das etapas previstas no projeto.

 

Nesta nova modalidade foi realizada visita ao hospital com a Coordenação Geral da PNH e Oficinas de trabalho com a Consultora Técnica Danyelle Monteiro Cavalcante nos dias 25 e 26/04/2018 para continuidade da elaboração do Plano de intervenção. Por meio de instrumentos aplicados é possível perceber as potencialidades e promover o fortalecimento do trabalho na busca de ações que objetivam qualificar as práticas de gestão e organização do cuidado em Redes de Saúde, balizadas nas diretrizes da Política Nacional de Humanização.