Promoção e Prevenção à Saúde realizada em uma entidade que acolhe adolescentes e pais em uma cidade do Interior Paulista com base na Politica Nacional de Atenção Básica

12votos

Estudantes de uma Universidade do Oeste Paulista do curso de Medicina, iniciaram suas atividades no 1º termo nas Estratégias da Saúde da Família (ESFs), tendo como foco principal a promoção à Saúde e a prevenção de doenças. Estes estudantes são inseridos no Programa de Aproximação Progressiva à Pratica (PAPP), que utiliza as metodologias ativas de ensino e aprendizagem com base em quatro eixos: Saúde Individual e Coletiva, Processos de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde. Por meio da problematização, que ocorre nos territórios adscritos às ESFs, criam-se planos de ação, alicerçados na Politica Nacional de Atenção Básica. As prioridades das ações estão focadas nas Redes de Atenção à Saúde e nas Linhas de Cuidado. Os trabalhos interprofissionais, orientados pelos facilitadores, são guiados pelos princípios da universalidade, acessibilidade, vínculo, continuidade do cuidado, integralidade de atenção, responsabilização, humanização, equidade e participação social.
Um dos planos de ação, criado pelos estudantes, a partir dos eixos da Educação em Saúde e dos Processos de Trabalho em Saúde, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais propostas pelo MEC em 2014, foi realizado em conjunto com uma entidade filantrópica do Município de Presidente Prudente, conhecida por Fundação Mirim, com foco na Intersetorialidade. A Fundação atende a adolescentes e pais por meio da Lei do Aprendiz, na faixa etária de 15 a 17 anos, oferecendo orientação profissional, educacional e social. Com base na Politica Nacional de Atenção Básica, os estudantes do Curso Médico realizaram uma triagem junto aos pais dos adolescentes que fazem parte da Fundação, por meio de um questionário de Anamnese, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, mensuração de peso, altura e calculo do IMC, além da avaliação do cartão vacinal e orientação após avaliação dos valores apresentados na atividade. Ao final da ação de Promoção à Saúde, foram atendidos cem pais, que tiveram suas dúvidas em relação à Saúde, respondidas.
Tanto os estudantes quanto os pais atendidos avaliaram a atividade de forma positiva e entenderam o bem estar físico, mental e social como importantes para uma vida saudável.

Referências:
Política Nacional de Atenção Básica. Disponível em: Política Nacional de Atenção Básica. Disponível em: bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
Acesso em 18 04 2018 às 17h 45min.

 

Responsáveis pelo texto: Professora Mestra Talita Cristina Marques Franco Silva e Professora Mestra Márcia Regina Felippe Bueno Croscioli.

.