Relato de experiência: roda de conversa com profissionais e usuários dos serviços de saúde

6 votos

No dia 05 de junho de 2019, foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Batalha a reunião mensal de monitoramento de produção, entre enfermeiros e coordenações da saúde do município.

O momento foi oportuno para se discutir alterações nos processos de trabalho das equipes, definindo tarefas e responsabilidades aos profissionais, no que diz respeito ao modelo de gestão mais participativa e democrática em detrimento da tradicional nas organizações. Outro ponto importante, foi incluir nesse encontro usuários dos serviços, a fim de que todos pudessem contribuir na construção desse processo.

Os profissionais relataram as dificuldades encontradas em seus ambientes de trabalho e do espaço servindo como simples funcionamento do serviço. Ressaltaram ainda, a importância do fortalecimento dos conselhos gestores nas equipes de saúde, como estratégia fundamental na participação efetiva do usuário.

Dessa forma, gestão, profissionais e usuários contribuem ativamente na construção de um novo modelo de gerir as práticas de saúde, refletindo num ambiente mais motivador para as equipes de trabalho.