Roda de Amamentação: Timbó SC na roda em favor do aleitamento materno!

11votos

Roda de Amamentação

Texto de Margot Friedmann Zetzsche

(Enfermeira, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher em Timbó SC)

Com quantos carinhos se faz uma roda? Não é de um dia pra outro que as mulheres começaram a mostrar pro mundo seus filhos e seus peitos na plenitude do ato de amamentar. São milhares de gestos, atitudes e cuidados que tecem a teia do cotidiano de quem materna, de quem cuida, de quem protege: desde o primeiro encontro na sala de parto, até o dia  em que o pequeno – se apropria do mundo das comidas e deixa de sugar o seio materno.

A Roda é o encontro. Pra mostrar ao mundo que amamentar é um ato político – pra dizer que somos mães e mulheres, que somos pais que protegem, que somos profissionais que cuidam e fazem acontecer – porque o mundo precisa prover o que ha de melhor para as crianças. A festa é de apenas um dia. Um agosto Dourado que  brilha na imprensa  e enfeita de lindas imagens as mídias e os jornais. Mas representa muito: acreditar que a natureza é o melhor, que nenhuma indústria pode fazer mais que a mãe. Que o carinho de peito é inigualável e que nós profissionais vamos lutar pra prover condições para que todas as mães possam , e que nossas portas estejam abertas para apoiar a vida. Vamos lutar para que o mercado não roube a pureza dos alimentos, para que as empresas acolham e apoiem a maternidade,  e que o mundo se adapte aos passos de uma criança.

E estas pessoas que se envolvem – não só nas purpurinas do agosto dourado, mas no cotidiano  do trabalho de cuidar – são de ouro!  O brilho deste agosto vem das mãos e do desejo de fazer saúde! Gente que recortou, pintou, colou, assoprou balões, fez festas, comidas, colheu flores, passou mensagens de whatsaap horas a fio. Fez visitas, tirou leite, buscou leite, deu colo, escutou, pesou, mediu, consolou, ensinou; fiscalizou rótulos, propagandas e prateleiras de mercados, fez cumprir as leis… Enfim conjugaram-se tantos verbos! Todos aqueles que foram necessários para que estes bebes tenham acesso ao melhor que o mundo pode lhes oferecer.  Amamentação a Base da Vida: Semana Mundial do Aleitamento Materno 2018.

Veja mais fotos aqui