Roda de Conversa: As Práticas Integrativas e Complementares na formação em Saúde

9votos

Trabalho realizado na disciplina Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL).

Elza Marculino Duarte (Bióloga, Docente da faculdade Seune e aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) FAMED /UFAL).

Coordenadores da Disciplina de Humanização da Saúde do MPES-FAMED/UFAL:  Profº Dr. Sérgio Seiji Aragaki  e Profª Drª Cristina Camelo de Azevedo.

Na Roda de Conversa (RC) sobre o ensino das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) com a turma do 3º período de enfermagem da Seune (2018.1) várias questões foram discutidas.

O despertar para sua aplicação no autocuidado  (respiração diafragmática, relaxamento físico/mental, meditação, atividade física regular, estratégias de gerenciamento do estresse, música terapêutica, entre outras) e a indicação/preparação do paciente para adoção das PICs na promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças.

É na roda também que oportunizamos a revelação dos talentos artísticos que podem e devem ser explorados na atuação profissional.

É discutindo o princípio da Integralidade da Assistência “um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos” que nos preparamos para os desafios da atuação profissional.