RODA DE CONVERSA E FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

10 votos

Trabalho realizado na disciplina Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL).

Elza Marculino Duarte (Bióloga, Docente da faculdade Seune, aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) FAMED /UFAL).

Coordenadores da Disciplina de Humanização da Saúde do MPES-FAMED/UFAL:  Profº Dr. Sérgio Seiji Aragaki  e Profª Drª Cristina Camelo de Azevedo.

Foi realizada uma Roda de Conversa (RC) sobre os desafios do trabalho em equipe com graduando do primeiro período de enfermagem da faculdade Seune.  Nessa roda surgiram relatos de comportamentos assertivos que promoveram a participação e coesão da turma e os que geraram desgastes e frustrações. Foi um importante momento de treinar a escuta sensível e o respeito a opiniões divergentes.

Foram todos ao laboratório de informática para navegar no site http://redehumanizasus.net/ e conhecer um pouco sobre a PNH (Política Nacional de Humanização do SUS).

A Roda de Conversa facilita o trabalho em equipe por proporcionar a integração, estimular a comunicação, a partilha de sentimentos, opiniões e discussões, ampliando e fortalecendo as relações interpessoais.