Rompendo Barreiras 30 Anos – Inclusão, Acessibilidade, Inovações Pedagógicas, Ética, Políticas Públicas, Interculturalidade e Formação Humana

6votos

O programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão foi criado em 05 de abril de 1988, passou de grupo de trabalho, a movimento, a projeto de extensão e deste para programa. Há 30 anos desenvolvemos práticas acadêmicas com técnicas pedagógicas de acessibilidade e inclusão. Idealizado pela saudosa professora da Faculdade de Educação, Maria da Glória Schapper dos Santos, carinhosamente chamada de Glorinha. Ao iniciar, na década de 80, significativas práticas acadêmicas / pedagógicas de acesso e permanência de pessoas com deficiência na Universidade e, ainda, políticas de formação docente voltadas para acessibilidade e inclusão.

Coordenação Geral do evento: Valeria de Oliveira
Coordenação dos Intérpretes de LIBRAS: Mariana Castro

Público Alvo: Estudantes e Profissionais da educação básica e nível superior; pessoas que atual na política pública de inclusão social, educacional e no mercado de trabalho; profissionais de diferentes áreas, familiares e pessoas com deficiência que desejam conhecer as atividades de acessibilidade e inclusão do Programa Rompendo Barreiras: Luta pela Inclusão.

Local do evento: UERJ – Campus Maracanã – Auditório 11 – 11° Andar, bloco F
Dia: 1 de agosto
Período: de 8:00h as 18:00h
Credenciamento: a partir de 7:30

Na véspera do evento, 31 de julho, planejamos um dia de formação inicial e continuada, com as seguintes atividades:
1. Oficinas de 14:00h as 17:00h, cuja pré-inscrição deve ser feita neste formulário de inscrição para o evento;
2. A Palestra “Inclusão do Surdo: diversidade linguística, identidade e cultura surda”, com a Professora Viviane de Oliveira, de 18:00 h as 20:30, no auditório 111, 11º andar, bloco F.

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_5_5eohE3wUnwuV7HwfF7YKWlwnrqb9pcl7CTf5q0Pw_RXg/viewform?c=0&w=1