SIMULAÇÃO DA ATENÇÃO DOMICILIAR AO IDOSO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) E O ESTÍMULO DO FACILITADOR DO CURSO MÉDICO PARA A ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO INTEGRAL.

10votos

Doutoranda: Elaine Fernanda Dornelas de Souza

Profa. Faculdade de Medicina da Unoeste/FAMEPP

A Faculdade de Medicina da UNOESTE  utiliza Metodologias ativas de ensino e aprendizagem, inserindo seus estudantes como membros das Equipes Interdisciplinares em sete ESFs localizadas em dois municípios do interior Paulista.
Uma vez por bimestre, o futuro profissional médico participa da Visita Domiciliar Simulada (VDS), que ocorre em  ambiente protegido, nas dependências do Campus 1 da Universidade.
Atores recebem uma história escrita e um treinamento prévio, com os facilitadores antes de entrar em contato com o aprendiz.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Idoso inspirou a criação da VDS aqui descrita que objetivou mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante na criação de ambientes saudáveis no território da ESF.
Após a realização da VDS a facilitadora realizou uma devolutiva com os estudantes participantes denominada "debriefing". O foco se direcionou para a Clínica Ampliada com escuta qualificada para as queixas da paciente simulada, tendo como pano de fundo o Princípio da Integralidade do SUS.
Os participantes avaliaram como positiva a ação da VDS, valorizando as inserções da facilitadora que chamou a atenção dos aprendizes para aspectos biopsicossociais relacionados à Política Nacional de Promoção à Saúde. A Facilitadora chamou a
atenção dos participantes a respeito da importância da sensibilização dos futuros profissionais da Estratégia Saúde da Família relacionada às especificidades da Atenção Domiciliar para qualificação do cuidado.

Referências:
Atenção à Saúde a Pessoa Idosa e Envelhecimento. Disponível
em:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_pessoa_idosa_envelhecimento_v12.pdf