SUS que dá certo: Confira os catálogos de experiências exitosas premiadas

13 votos

SUS que dá certo: Confira os catálogos de experiências exitosas premiadas
02/03/2018

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS no Brasil), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde (MS) têm promovido políticas voltadas à valorização das boas práticas de atenção à saúde, com o intuito de dar amplitude a essas iniciativas e estimular a troca de experiências entre os municípios. As publicações Catálogo e Retratos são produtos gerados a partir da Mostra Brasil aqui tem SUS, que se desenvolve desde 2003, abrindo a participação aos 5.570 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. Ela está consolidada como um espaço de compartilhamento das atividades e fortalecimento da implantação e implementação do SUS através da gestão municipal.

Catálogo de Experiências Exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS)

Para ampliar o alcance da Mostra, possibilitando que a troca de saberes e iniciativas estejam disponíveis a um maior número de expectadores – para além dos que circulam nos espaços do congresso anual -, foi desenvolvido o Catálogo de Experiências Exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS). Na sua segunda edição, o presente catálogo traz a síntese das 320 experiências selecionadas na 13ª edição da Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada no congresso de Fortaleza em junho de 2016. A publicação, que compõe a 6 Série “SUS Que Dá Certo”, tem por objeto, além do registro, fomentar o compartilhamento dos processos de trabalho e da criatividade dos gestores da Saúde, mas sobretudo valorizar esse esforço da gestão municipal na implementação e desenvolvimento das ações e serviços de saúde em todas as regiões do País.

Confira aqui

Retratos do “SUS Que Dá Certo

Das 20 experiências premiadas, 18 compõem o livro “SUS Que Dá Certo”, uma publicação que busca “eternizar” o trabalho dos que se dedicam a fortalecer a saúde pública no Brasil. Independentemente da alternância de poder, o SUS se caracteriza como uma política de Estado, o que exige o fortalecimento da participação dos profissionais que atuam na ponta do sistema. São eles que conhecem as necessidades dos usuários, o perfil epidemiológico da sua região e que, portanto, são capazes de empreender ações muitas vezes simples, mas que imprimem uma marca significativa no processo de atenção à saúde. Os artigos que compõem o presente livro são de autoria dos responsáveis em desenvolver e apresentar as experiências, com a supervisão de apoiadores.

Confira aqui:

 http://www.conasems.org.br/ sus-que-da-certo-confira-os- catalogos-de-experiencias- exitosas-premiadas/