Téc Enfermagem, Geração E119 A – Envelhescência

9 votos

O PROCESSO DE ENVELHESCÊNCIA

Escolhemos algumas experiências do RHS com Idosos, com o objetivo de acolhermos essa faixa etária em constante crescimento no país, o número dessa fatia populacional aumenta cerca de 200 mil a cada ano. Problemas sociais e psicológicos tem aumentado o número de suicídios (8,9% nos últimos 6 anos), depressão (9,2%) e DSTs(8,7%). Cada vez mais as pessoas precisam perceber que o  processo de envelhecimento não é fácil, principalmente quando as pessoas não se aceitam como idosas.

Os projetos escolhidos pelo grupo promovem a manutenção da capacidade funcional e da autonomia do idoso, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável, além de preparar, capacitar e aperfeiçoar profissionais para melhor atendê-los.

Na primeira experiência, percebemos a importância do papel do psicólogo que é capaz de planejar ações que compreendam, prioritariamente o processo de envelhecimento em sua totalidade, instigando à participação ativa, tanto no âmbito familiar, quando em comunidade, objetivando a autonomia dos mesmos.

É notável o descaso com idosos, inclusive por parte de familiares, que excluem seus “velhinhos” do convívio social e familiar, no entanto, eles estão vivos e ativos, e precisam de atenção e respeito.

Os projetos do humaniza SUS nos inspiram com ações que promovem atitudes humanitárias visando não apenas a inclusão dessa faixa etária, como também os cuidados requeridos por eles. É que nos mostra a segunda experiência, que se preocupa em treinar Cuidadores de Idosos e também acamados, buscando  profissionalizar essas pessoas que já vem trabalhando com essa atividade para que não só executem melhor suas funções, mas que também sejam multiplicadores de ações nas suas comunidades

O impacto social desses projetos é de grande alcance, pois quanto mais ações voltadas aos idosos, mais atingiremos a conscientização da população de que cada um precisa fazer a sua parte. É necessário entender que somos parte desse todo, precisamos compreender o processo de envelhecimento e como facilitar essa jornada tão difícil. Na terceira experiência a preocupação é com a saúde e a importância da prevenção e promoção dela na pessoa idosa. O projeto visa o aumento da prática de atividade física, autoestima, socialização, alimentação saudável e autocuidado.

Enquanto técnicos de enfermagem somos capazes de perceber um processo de envelhecimento com dificuldades não apenas na área de saúde, ou seja, não apenas no fisiológico, mas também dificuldades sociais e psicológicas que envolvem o idoso como um todo.

Com isso, somos capazes de promover ações de conscientização e cuidado com idosos, envolvendo a família e buscando apoio multiprofissional para tentarmos ao máximo facilitar a envelhescência, respeitando a rotina e a autonomia do idoso e suas significativas necessidades.

Ações Sugeridas que podem facilitar essa jornada por onde todos irão passar:

– Multiplicar em suas casas, para seus idosos, não apenas pacientes, mas também para pais, sogros, tios, vizinhos e conhecidos, a importância da atividade física e todos os benefícios que virão com ela;

– Tentar explicar a importância da saúde mental e o que pode ser feito para que o cérebro continue ativo, ensinando atividades simples como jogar cartas ou pegar fotos antigas e pedir para que lhe contem a história daquela foto.

– Considerar o idoso com respeito. Nunca excluí-lo do convívio social e familiar e nunca tratá-lo como criança, pois respeitar o Idoso e respeitar o seu futuro.

 

Primeira experiência: A psicologia e as práticas de humanização: Assistência aos Idosos no SUS. http://redehumanizasus.net/a-psicologia-e-as-praticas-de-humanizacao-assistencia-ao-idoso-no-sus/

Segunda experiência: Educação em saúde em Brusque/SC: A experiência do curso de cuidadores de idosos e acamados. http://redehumanizasus.net/66806-educacao-em-saude-em-brusquesc-a-experiencia-do-curso-de-cuidadores-de-idosos-e-acamados/

Terceira experiência:Saúde do idoso – ESF Paulo Canziane realiza o IV projeto envelhecendo com saúde
http://redehumanizasus.net/saude-do-idoso-esf-paulo-canziane-realiza-o-iv-projeto-envelhecendo-com-saude/

 

Equipe Envelhescência

Alunas: Andressa Prezzi, Jussara Barbur, Letícia Lopes e Rosicléia da Silva