Telessaúde SC abre inscrições para SEIS cursos na próxima segunda-feira (20.08)!

7 votos

O Núcleo Telessaúde SC abrirá inscrições para SEIS novas turmas de cursos a distância na próxima segunda-feira, dia 20. Os cursos ofertados são:  (1) Ferramentas para o trabalho na Atenção Básica à Saúde (ABS);  (2) Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABS; (3) Participação Comunitária e Controle Social; (4) Introdução ao acolhimento; (5)  Trabalho com grupos na ABS; e (6) Saúde Mental na Atenção Básica. Os cursos são GRATUITOS,  on-line e as turmas são voltadas aos profissionais de saúde de nível médio e superior (conferir público-alvo de cada curso na descrição abaixo) que atuam na Atenção Básica à Saúde. Para se inscrever e participar, é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.

 

Atenção! A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no site do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal. Com login e senha em mãos, você poderá fazer a inscrição no minicurso desejado na plataforma Moodle Telessaúde SC.

Conheça os cursos ofertados

(1) Ferramentas para o trabalho na ABS (100 vagas) : Com carga horária de 20h, o curso visa conhecer ferramentas que auxiliem na elaboração de um projeto de saúde no território de atuação das Unidade Básicas de Saúde e refletir sobre como as equipes de Saúde da Família podem inserir essas ferramentas em seu processo de trabalho. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior das equipes da ABS.

(2) Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABS (100 vagas): O curso apresenta o instrumento AMAQ, que possibilita realizar a autoavaliação do processo de trabalho da equipe de SF e analisar os resultados para elaborar uma proposta de intervenção. O público-alvo são os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e a carga horária do curso é de 20h.

(3) Participação Comunitária e Controle Social (100 vagas): O curso traz o papel das equipes de Saúde da Família no fortalecimento do controle Social e da participação da comunidade como um princípio do SUS, utilizando-os como instrumento de planejamento do trabalho na APS. São apresentadas experiências de alguns municípios na realização de um trabalho conjunto entre os Centros Comunitários/Conselhos Locais de Saúde e as equipes de ESF e NASF na potencialização da participação popular. O público-alvo são os profissionais de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica. A carga horária é de 20 horas.

(4)  Introdução ao Acolhimento (100 vagas):  O objetivo do curso é qualificar os profissionais da Atenção Básica à Saúde sobre o modelo de atenção ampliado em saúde e sua relação com o acolhimento e a humanização e para implementação do acolhimento no processo de trabalho da Atenção Básica. O curso é destinado aos profissionais de nível médio e superior da Atenção Básica, com carga horária de 16h.

(5) Trabalho com grupos na ABS (200 vagas): O objetivo deste minicurso é apresentar as atividades em grupo como uma possibilidade de atuação das equipes de Atenção Básica realizadas com objetivo de atender efetivamente as necessidades da população sob suas responsabilidades. Com duração de 20h, o curso apresenta as vantagens do trabalho em grupos na Atenção Básica e as ferramentas para identificação de demandas com base em dados obtidos no território. O público-alvo são os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica.

(6) Saúde Mental na Atenção Básica (100 vagas): O curso objetiva discutir a organização do processo de trabalho das equipes para atender as necessidades das pessoas com sofrimento mental e conhecer as possibilidades de cuidado compartilhado por meio da Rede de Atenção Psicossocial em Santa Catarina e como a Atenção Básica faz parte dela. O curso é voltado aos profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica e tem 20 horas de carga horária.

A inscrição é rápida e fácil

Para efetivar a sua inscrição no minicurso desejado, você deverá entrar no Moodle Telessaúde SC e realizar a sua inscrição.

Para mais informações, entre em contato através dos telefones (48) 3664-7282 / (48) 3721-4448 ou do e-mail telessaude.sc@saude.sc.gov.br. Pessoas já cadastradas no Telessaúde SC realizam a inscrição direto no Moodle Telessaúde SC, confira o passo-a-passo deste processo aqui.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua! E acompanhe nossos canais de comunicação (Facebook e Instagram) para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.

Cursos a distância e gratuitos

Os cursos do Telessaúde SC são atividades on-line  de curta duração sobre temas relevantes na área da saúde. O profissional que conclui o curso recebe certificação pela Universidade Federal de Santa Catariana. Até março de 2018, foram aproximadamente 10 mil alunos certificados nos cursos do Telessaúde SC!

O material didático é elaborado por especialistas no tema, com abordagem voltada para o cotidiano dos serviços de saúde. Os conteúdos são selecionados a partir das necessidades presentes na sua rotina de trabalho. E a metodologia é baseada nos princípios da Educação Permanente em Saúde.

Além disso, os cursos são formados por diferentes objetos de aprendizagem (vídeos, apostilas, apresentações), organizados em unidades ou módulos. Além de possuirmos um ambiente virtual próprio, o Moodle Telessaúde SC, de fácil acesso e com suporte para uso. E o melhor: você contará com acompanhamento de tutores!

Você também terá liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos. A carga horária de 15 a 50 horas foi pensada para possibilitar conclusão dos cursos em quatro ou cinco semanas. A qualquer momento, você pode realizar suas atividades online, como ler textos e artigos, assistir aos vídeos, responder aos itens de reforço e de avaliação.

E o outro grande diferencial dos nossos cursos é que o aprendizado não termina com o fim do curso! Em caso de dúvida durante ou após o término dos minicursos, os profissionais são orientados a acessar outros serviços do Telessaúde SC para solucionar as questões.

Nossos minicursos são uma possibilidade de qualificação quando e onde você desejar. Por isso, somente em 2016, alcançamos um aumento de 103% nas certificações em minicursos online, com 2.000 profissionais certificados!