Telessaúde SC oferece 700 vagas para cursos a distância

5 votos

O Telessaúde SC oferecerá inscrições para SEIS turmas de minicursos a distância neste mês, somando um total de 700 vagas! As inscrições serão abertas na segunda-feira (24/06/2019), às 8h. Conheça os cursos deste mês: (1) Ferramentas para o trabalho na ABS (100 vagas); (2) Trabalho com grupos na Atenção Básica à Saúde (100 vagas); (3) Saúde Mental na ABS (100 vagas); (4) Abordagem da Hanseníase na Atenção Básica (100 vagas); (5) Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABS (100 vagas); (6) Abordagem e tratamento do tabagismo: modalidade EaD (200 vagas). As inscrições encerram no dia 28/06 ou quando todas as vagas disponíveis forem preenchidas, respeitando o público-alvo de cada curso. O prazo limite para conclusão das atividades dos cursos é 23/07/2019.

Todos os cursos são GRATUITOS,  on-line e as turmas são voltadas aos profissionais de saúde de nível médio e superior (confira público-alvo de cada curso na descrição abaixo) que atuam na ABS. Para se inscrever e participar, é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.

Atenção! A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no portal do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal. Com login e senha em mãos, você poderá fazer a inscrição no minicurso desejado na plataforma Moodle Telessaúde SC.

Conheça os cursos ofertados

(1) Ferramentas para o trabalho na ABS (100 vagas): Sabemos que as concepções de saúde e doença dos profissionais de saúde se correlacionam diretamente com a forma como praticam o cuidado no contexto do Sistema Único de Saúde e da Atenção Básica. O cuidado baseado no modelo da integralidade da atenção à saúde pressupõe o trabalho em equipe, a organização do acesso à unidade básica de saúde e a integração com outras equipes e serviços. Assim, o objetivo deste minicurso é conhecer ferramentas que auxiliem na elaboração de um projeto de saúde no território, refletindo sobre como as equipes de Saúde da Família podem inseri-los em seu processo de trabalho. O curso apresenta as principais ferramentas para um trabalho de qualidade na Atenção Básica como: Territorialização, Diagnóstico Comunitário, Sistemas de Informação em Saúde, estudo de demanda, Abordagem Comunitária e Familiar, instrumentos de Ecomapa e Genograma e metodologias de visita domiciliar, para dar suporte à elaboração de um projeto de saúde no território. Possibilidades de trabalho conjunto entre os Centros Comunitários/Conselhos Locais de Saúde e as equipes de ESF e NASF, bem como identificará o papel da Atenção Básica no fortalecimento do Controle Social no SUS e na potencialização da participação popular. Ao final desse curso, espera-se que os conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano dos profissionais de saúde e se revertam em melhor atenção aos usuários do SUS. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20 horas.

(2)  Trabalho com grupos na Atenção Básica à Saúde (100 vagas): Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações, que vão para além das consultas médicas, e permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo na Atenção Básica têm o potencial de atingir parcelas populacionais que necessitam de intervenções que contemplem ações educativas e de mudanças de hábitos. Eles possuem a característica de troca de experiências, tornando-se um espaço onde as pessoas possam falar sobre a vivência do adoecimento ou condição de vida e das maneiras que encontraram de agir no cotidiano, criando novas formas de superação dos seus problemas. O objetivo deste minicurso é apresentar as atividades em grupo como uma possibilidade de atuação das equipes de Atenção Básica realizadas com objetivo de atender efetivamente as necessidades da população sob suas responsabilidades. O curso apresenta as vantagens do trabalho em grupos na Atenção Básica, as ferramentas para identificação de demandas com base em dados obtidos no território, os diferentes tipos de grupos que podem formados e os aspectos que devem ser considerados no planejamento e execução dessas atividades. Ao final desse curso, espera-se que os conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano dos profissionais de saúde e se revertam em melhor atenção aos usuários do SUS. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20 horas.

(3) Saúde Mental na ABS (100 vagas): Esse curso tem o intuito de capacitar as equipes da Atenção Básica para o cuidado com as pessoas em sofrimento mental, para a interação com outros serviços da Rede de Atenção Psicossocial, garantindo uma prática condizente com os atributos da ABS para construção de um SUS pautado no modelo integral de atenção à saúde. O curso tem como público-alvo os profissionais de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 16h.

(4)  Abordagem da Hanseníase na Atenção Básica (100 vagas): A hanseníase é uma doença crônica, infecciosa e transmissível, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que pode atingir peles e nervos periféricos. A demora no diagnóstico e no início do tratamento da doença pode causar sérias incapacidades físicas (IF), levando ao comprometimento definitivo da qualidade de vida dos pacientes acometidos. Nesse contexto, a Atenção Básica à Saúde (ABS) tem um importante papel para o diagnóstico precoce, tratamento da doença e prevenção das IF. Esse minicurso tem o objetivo de capacitar os profissionais de nível superior que atuam na ABS para o desenvolvimento de ações básicas para a prevenção de IF causadas pela Hanseníase. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na APS e uma carga horária de 30 horas.

(5)  Monitoramento, Avaliação e Planejamento local das ações de ABS (100 vagas): Compete aos membros da equipe de saúde da família incorporar como rotina a autoavaliação, a programação local e o monitoramento de ações, no sentido de mobilizar a equipe para a definição de metas, objetivos e estratégias visando implementar ações voltadas à melhoria contínua do acesso e da qualidade da ABS. Os objetivos desse minicurso são conhecer o instrumento AMAQ, que possibilita realizar a autoavaliação do processo de trabalho da equipe de SF e analisar os resultados para elaborar uma proposta de intervenção. Instrumento de Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (AMAQ), do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde, será apresentado como importante ferramenta de autoavaliação. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20 horas.

(6)  Abordagem e tratamento do tabagismo (200 vagas): Estima-se que no Brasil ocorram mais de 290 mil mortes ao ano em decorrência de doenças relacionadas ao tabagismo. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem um papel fundamental no auxílio às pessoas que desejam parar de fumar, para tanto, é muito importante que os profissionais atuantes na Atenção Básica à Saúde estejam preparados para oferecer este auxílio. Este curso busca instrumentalizar os profissionais atuantes na Atenção Básica à Saúde para o manejo do tabagismo nas unidades básicas de saúde, seja individualmente ou em grupo, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de controle do tabaco. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20h.

A inscrição é rápida e fácil

Para efetivar a sua inscrição no minicurso desejado, você deverá entrar no Moodle Telessaúde SC e realizar a sua inscrição. As inscrições serão abertas às 8h do dia 28/06/2019 (Horário Oficial de Brasília-DF).

Para mais informações, entre em contato através do telefone (48) 3721-4448 ou do e-mail nucleotelessaudesc@gmail.com. Pessoas já cadastradas no Telessaúde SC realizam a inscrição direto no Moodle Telessaúde SC, confira o passo a passo deste processo aqui.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua! As turmas dos cursos são abertas várias vezes ao longo do ano, por tanto, não se preocupe caso não consiga vaga ou tempo para fazer neste mês. E acompanhe nossos canais de comunicação (Facebook e Instagram) para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.

Cursos a distância e gratuitos

Os cursos do Telessaúde SC são atividades on-line  de curta duração sobre temas relevantes na área da saúde. O profissional que conclui o curso recebe certificação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Até dezembro de 2018, foram aproximadamente 15 mil alunos certificados nos cursos do Telessaúde SC!

O material didático é elaborado por especialistas no tema, com abordagem voltada para o cotidiano dos serviços de saúde. Os conteúdos são selecionados a partir das necessidades presentes na sua rotina de trabalho. E a metodologia é baseada nos princípios da Educação Permanente em Saúde.

Além disso, os cursos são formados por diferentes objetos de aprendizagem (vídeos, apostilas, apresentações), organizados em unidades ou módulos. Além de possuirmos um ambiente virtual próprio, o Moodle Telessaúde SC, de fácil acesso e com suporte para uso. E o melhor: você contará com acompanhamento de tutores!

Você também terá liberdade para organizar e planejar da melhor forma seus estudos. A carga horária de 15 a 50 horas foi pensada para possibilitar conclusão dos cursos em quatro ou cinco semanas. A qualquer momento, você pode realizar suas atividades online, como ler textos e artigos, assistir aos vídeos, responder aos itens de reforço e de avaliação.

E o outro grande diferencial dos nossos cursos é que o aprendizado não termina com o fim do curso! Em caso de dúvida durante ou após o término dos minicursos, os profissionais são orientados a acessar outros serviços do Telessaúde SC para solucionar as questões.

Nossos minicursos são uma possibilidade de qualificação quando e onde você desejar! Participe!