Temporada de verão no Telessaúde SC: inscrições para CINCO minicursos!

5 votos

Entre os dias 17 e 22 de dezembro, o Núcleo Telessaúde SC estará com inscrições abertas para CINCO turmas de cursos a distância:  (1) Ferramentas para o trabalho na Atenção Básica à Saúde (ABS) (50 vagas);  (2) Monitoramento, avaliação e planejamento local das ações de ABS (50 vagas); (3) Participação comunitária e controle social (50 vagas); (4)  Saúde mental na ABS (50 vagas); e (5) Trabalho com grupos na Atenção Básica à Saúde (50 vagas).

Os cursos são GRATUITOS,  on-line e as turmas são voltadas aos profissionais de saúde de nível médio e superior (conferir público-alvo de cada curso na descrição abaixo) que atuam na ABS. Para se inscrever e participar, é necessário ser cadastrado no Telessaúde SC. Caso ainda não seja cadastrado, envie seus dados aqui.

Atenção! A etapa de cadastro ocorre em dois momentos. Primeiro, quando o profissional preenche e envia as suas informações para o cadastro no portal do Telessaúde SC. Na sequência, a nossa equipe recebe os dados e valida o cadastro, encaminhando para o e-mail informado pelo profissional o login e a senha que darão acesso a todos os serviços disponíveis no ambiente restrito do portal. Com login e senha em mãos, você poderá fazer a inscrição no minicurso desejado na plataforma Moodle Telessaúde SC.

Conheça os cursos ofertados

(1) Ferramentas para o trabalho na ABS (50 vagas): o objetivo do curso é conhecer ferramentas que auxiliem na elaboração de um projeto de saúde no território de atuação das Unidade Básicas de Saúde e refletir sobre como as equipes de Saúde da Família podem inserir essas ferramentas em seu processo de trabalho. O  público-alvo são os profissionais de níveis médio e superior das equipes de Atenção Básica. O curso tem carga horária de 20 horas.

(2) Monitoramento, avaliação e planejamento das ações de ABS (50 vagas): o curso busca apresentar o instrumento AMAQ, que possibilita realizar a autoavaliação do processo de trabalho da equipe de SF e analisar os resultados para elaborar uma proposta de intervenção. O curso é voltado aos profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica, com carga horário de 20 horas.

(3) Participação comunitária e controle social (50 vagas): discutir sobre o papel das equipes de Saúde da Família no fortalecimento do controle social e da participação da comunidade como um princípio do SUS, utilizando-os como instrumento de planejamento do trabalho na ABS, é o objetivo deste curso. São apresentadas experiências de alguns municípios na realização de um trabalho conjunto entre os Centros Comunitários/Conselhos Locais de Saúde e as equipes de Estratégia de Saúde da Família e Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) na potencialização da participação popular. O curso é voltado aos profissionais de nível médio e superior que atuam na ABS, com carga horária de 20 horas.

(4)  Saúde mental na ABS (50 vagas): o curso se pauta na discussão da organização do processo de trabalho das equipes de Estratégia Saúde da Família para atender as necessidades das pessoas com sofrimento mental e conhecer as possibilidades de cuidado compartilhado por meio da Rede de Atenção Psicossocial em Santa Catarina e como a ABS faz parte dela. O curso está disponível para profissionais de nível médio e superior das equipes de Atenção Básica. A carga horária é de 20 horas.

(5) Trabalho com grupos na Atenção Básica à Saúde (50 vagas): o objetivo deste minicurso é apresentar as atividades em grupo como uma possibilidade de atuação das equipes de ABS realizadas com objetivo de atender efetivamente as necessidades da população sob suas responsabilidades. O curso apresenta as vantagens do trabalho em grupos na ABS, as ferramentas para identificação de demandas com base em dados obtidos no território, os diferentes tipos de grupos que podem formados e os aspectos que devem ser considerados no planejamento e execução dessas atividades. Ao final desse curso, espera-se que os conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano dos profissionais de saúde e se revertam em melhor atenção aos usuários do SUS. O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível médio e superior que atuam na Atenção Básica e uma carga horária de 20 horas.

 A inscrição é rápida e fácil

Para efetivar a sua inscrição no minicurso desejado, você deverá entrar no Moodle Telessaúde SC e realizar a sua inscrição.

Para mais informações, entre em contato através do telefone (48) 3721-4448 ou do e-mail nucleotelessaudesc@gmail.com. Pessoas já cadastradas no Telessaúde SC realizam a inscrição direto no Moodle Telessaúde SC, confira o passo a passo deste processo aqui.

O número de vagas dos cursos é limitado, por isso programe-se e garanta a sua! E acompanhe nossos canais de comunicação (Facebook e Instagram) para saber mais novidades sobre os minicursos do Telessaúde SC.