Tese sobre Comunicação e Saúde Mental ganha menção honrosa na Fiocruz

6votos

Pela segunda vez em 2017, outra tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, é premiada. Desta vez, foi a de Carla Garcia, intitulada “Comunicação e Saúde Mental: entre contextos e mediações, o direito à voz da pessoa com esquizofrenia”, que recebeu menção honrosa área de Ciências Humanas e Sociais, no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz.

Orientada pela pesquisadora Inesita Soares de Araujo, do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict) e do PPGICS, Carla Garcia realizou a sua pesquisa de campo durante 11 meses no Museu de Imagens do Inconsciente, onde ouviu 37 pacientes. Em seu trabalho, ela identificou e definiu “itinerários terapêuticos, contextos existencial e situacional, mediações, situações de voz e silenciamento, lugares de interlocução, estratégias enunciativas e de visibilidade” de pessoas vivendo com esquizofrenia.

Outra tese do PPGICS premiada em 2017 foi a da ex-aluna Raquel Aguiar – “Fazer o bem sem ver a quem? Visibilidades e invisibilidades discursivas na doação de medicamentos para doenças negligenciadas”. Aguiar, também orientanda da Inesita Soares de Araujo, recebeu a menção honrosa na categoria Interdisciplinaridade do Prêmio Capes de Tese 2017, realizado pela coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses foi instituído pela Presidência da Fiocruz buscando distinguir teses de elevado valor para o avanço no campo da Saúde. A premiação foi dividida em quatro áreas temáticas: saúde coletiva; ciências biológicas aplicadas à saúde e biomedicina; ciências humanas e sociais; e medicina. Além das premiações por área, foram concedidas seis menções honrosas e, durante o evento, haverá o lançamento do portfólio “Pesquisas para o SUS – Uma parceria academia, serviços de saúde e sociedade civil – Rede Saúde Manguinhos (RSM)”, organizado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB)/Fiocruz.

A premiação ocorrerá na segunda-feira, dia 4 de dezembro, às 9h, no Museu da Vida, que fica no campus Manguinhos da Fiocruz, na Av. Brasil, 4.365, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).

Leia o resumo da tese de doutorado da Carla Garcia aqui