Trabalhadores da Saúde do SUS , são valorizados com Ações em Vigilância em Saúde do Trabalhador no município de Campo Alegre-AL

9votos

A Coordenação de Saúde do Trabalhador da secretaria municipal de saúde do município de campo Alegre –AL ,  em fusão com a coordenação de Promoção à Saúde entre outras, tem se preocupado com a excelência nos serviços em saúde com humanização aos servidores do município, nos últimos meses, tem investido bastante para que seja ofertados: exames, consultas, avaliação bucal, procedimentos com agilidade em tempo hábil, atendendo as necessidades dos colaboradores da saúde em extensão as demais setores no âmbito SUS.

A inclusão da Atenção à Saúde do Trabalhador (ST) como atribuição do SUS, foi estabelecida na Constituição Federal de 1988 (art. 200) e resultou das discussões consolidadas na 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, realizada em 1986, que determinou a execução de “ações de saúde do trabalhador”, bem como a colaboração “na proteção do meio ambiente nele compreendido o do trabalho”.

As ações de Saúde do Trabalhador    avaliam o andamento das ações em serviços em saúde nas singularidades e especificidades que devem ser observadas. Sendo necessário relacionar o Processo Saúde–Doença com o processo de Saúde e Trabalho e isso requer um olhar sistêmico e humanizado, que se passe a considerar o trabalho como fator determinante da condição de saúde, estabelecendo o nexo causal dos agravos, e permitindo a intervenção na geração dos mesmos.