TRANSVERSALIDADE DAS AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO E PROTAGONISMO DO USUÁRIO SUS.

8 votos

A Faculdade de Medicina da UNOESTE insere seus estudantes desde o primeiro termo em sete Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Os Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática coordenam Ciclos Pedagógicos com frequência Mensal a partir da Metodologia Ativa da Problematização. Os Princípios da Transversalidade das ações de humanização e do Protagonismo do usuários SUS são aplicados nos Planos de Ação desenvolvidos pelos acadêmicos envolvendo a comunidade que reside no território adscrito à ESF. Um dos Planos de Ação envolveu a criação de ambientes saudáveis para pessoas idosas institucionalizadas que residem na Vila da Dignidade, no município de Presidente Prudente.
A população brasileira está envelhecendo de maneira progressiva e crescente e esse fato tem merecido a atenção das áreas que se relacionam com a Saúde do Idoso e com a construção de Políticas Públicas relacionadas à qualidade de vida dessas pessoas.
Como a Atenção Primária está relacionada ao primeiro contato dos usuários do SUS com a Rede de Atenção à Saúde (RAS), os facilitadores buscam direcionar as questões de aprendizagem construídas nos Ciclos Pedagógicos, para os princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade
da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social na Saúde.
Na Vila da Dignidade os acadêmicos desenvolveram algumas dinâmicas com os idosos buscando resgatar sua auto-estima e estimular o uso da memória.
O Princípio do Protagonismo do usuário SUS foi resgatado em uma reunião realizada após o encontro, com os Coordenadores da Vila da Dignidade. A transversalidade das ações de humanização apareceu na avaliação do encontro de subjetividades que ocorreu com a presença dos idosos.
Os participantes da ação intersetorial, que envolveu o Centro de Referência em Assistência Social, a UNOESTE e a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, consideraram como produtiva a ação de Promoção à Saúde.

Referências:
Atenção primária à saúde e os idosos
institucionalizados: a perspectiva da gestão
municipal no Brasil. Disponível em: https://www.google.com/url?sa= t&source=web&rct=j&url=http:// www.scielo.mec.pt/pdf/rpsp/ v34n1/v34n1a13.pdf&ved= 2ahUKEwiQt9bdiOvcAhVFHZAKHcCvB 4cQFjAEegQIAxAB&usg= AOvVaw0GzHfShGvY6mTdz94Riy8 Consulta em 13 08 2018 às 19h 58min.