MEDFULNESS LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE HUMANIZAÇÃO

6 votos

Projeto desenvolvido por estudante de Medicina da UFPR tem como objetivo contribuir para uma formação médica humanizada, trazendo semanalmente relatos e experiências de profissionais da área. O Medfulness é um projeto educativo lançado no início de 2019 e que visa contribuir para uma formação médica humanizada, com foco no aprimoramento da relação médico-paciente. Semanalmente os interessados recebem, via WhatsApp, um episódio novo de podcast, com foto, nome e currículo do convidado da vez – que pode ser um médico, psicólogo, enfermeiro, entre outros – e um áudio (com uma média de 10 a 15 minutos de duração), por meio do qual relata experiências, aprendizados e iniciativas positivas utilizada na construção de um relacionamento saudável com os pacientes.

O projeto lançou o documentário “Um olhar humano sobre o outro”. Ele conta a história do senhor Cláudio, um paciente em fase terminal. Há cinco anos foi diagnosticado com câncer ósseo em estágio avançado por todo o corpo e, há cerca de três anos, desenvolveu o Alzheimer, perdendo a memória de uma vida toda. Desde então, não fala, não anda e depende integralmente dos cuidados oferecidos pela sua família, que não mede esforços para dar a ele todo conforto e dignidade, exemplificando em cada cuidado o verdadeiro significado de empatia.

Voltado inicialmente aos acadêmicos, o grupo hoje conta com 170 participantes, entre estudantes e médicos. Para participar basta acessar o link http://bit.ly/2G6Trdq. Também é possível seguir o projeto no Instagram (@medfulness) e no Facebook (@medfulners).