UM OLHAR PARA OS BASTIDORES…

11 votos

Olá pessoal, meu nome é Aliéte Pinheiro,  e sou estudante de psicologia, por esse motivo estou escrevendo aqui. Vou falar de uma forma bem breve para vocês o motivo que me fez  estudar psicologia. Confesso  que quando comecei meu curso, nunca me imaginei trabalhando, até hoje, com o passar dos semestres ainda sinto-me com medo, não sei se algum dia vou ter a  certeza absoluta que estou pronta para trabalhar como psicóloga. Ouvi de um professor que as coisas nos escolhem,  ele falou isso quando uma aluna fez o comentário que apenas conseguimos enxergar o que queremos, isso me fez refletir muito, e discordo dela, realmente acredito que somos escolhidos para enxergamos, vocês devem estar pensando aonde eu quero chegar com esse pensamento, pois bem, a minha forma de ver o outro é o que me motivou e motiva a estudar e querer saber mais, cada vez mais sobre o ser humano, eu não consigo enxergar uma pessoa apenas como um amontoado de células.

Então a partir desse resumo bem breve chego aonde eu queria, o proposito do meu post, Vou falar sobre a vida daqueles que estão nos bastidores da rede (na verdade apenas quero salientar  importância dessas vidas) logico que eu sei que os mesmos são usuários da rede, mas minha perspectiva hoje é dos colaboradores, de quem coloca a mão na massa e faz a ‘’coisa’’ andar.

Vocês já se questionaram como anda a saúde das equipes multiprofissionais que atuam na rede, será que a satisfação no trabalho está em primeiro lugar para elas?  Uma pesquisa realizada por Martinez, Paraguay e Latorre (2004) diz que a satisfação está associada á saúde dos profissionais, como saúde mental e capacidade para o trabalho, sugerindo que o fator psicossocial seja muito importante para a saúde e o bem-estar dos profissionais, pois a insatisfação no trabalho pode afetar a saúde física e mental do trabalhador, interferindo até em seu comportamento social. Podemos citar as inúmeras doenças que podem surgir quando o ser humano tem sua saúde mental prejudicada.

Segundo pesquisas o índice desses colaboradores com depressão é bem alto, e esta aumentando cada vez mais.

Mais de 40% dos profissionais de saúde sofrem de estresse e depressão. Isso é o que apontou uma pesquisa realizada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.O estudo foi realizado com 145 profissionais de saúde, entre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem com idade média de 44 anos.

Junto com esses índices de depressão, tem aumentado também o numero de suicídios dos profissionais da areá da saúde, gostaria muito que vocês olhassem o vídeo que deixei aqui, é bem curtindo mas concretiza esse meu pensamento (ta no topo do post)

Meu proposito aqui não é dizer o que é melhor para esses profissionais(escrevo hoje como aluna, amanhã posso eu ser esse a  profissional) também não quero defender ou justificar determinados comportamentos, esse não é meu papel, também não vou dar a receita mágica para a felicidade, mas o que eu quero é que mais pessoas enxergam o que eu vejo, vamos olhar para os bastidores, vamos agradecer, falar um bom dia cheio de gratidão para essas pessoas que muitas vezes demonstram mais preocupação com nosso bem estar, do que com o bem estar próprio. Vamos praticar mais a nossa ‘’humanização’’

Essas vidas importam sim, então é fundamental que cada vez mais cria-se campanhas de prevenção, ou melhor dizendo de promoção a saúde daquelas que tanto lutam por nossa saúde.