UMA CARTILHA PARA TODAS/OS NÓS, USUÁRIAS/OS DO SUS

10votos

Este trabalho foi desenvolvido na disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional”, do 4° ano do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), sob orientação da professora Vera Mendes, pelas alunas e alunos: André Luís Fonck, Bruna Santin Kalil, Camila Prandini, Fabiana Saad, João Vitor Domingues, Mariana Matz, Melissa Cristina, Sofia Scaff e Victoria Prado.

Motivadas/os pelas descobertas que fizemos em aula acerca das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), resolvemos pesquisar a lógica por trás de seu funcionamento, bem como seu objetivo, funções e programas oferecidos.

Concluímos, portanto, que esse sistema é fruto de uma política complexa, humana e extremamente abrangente, estando todas/os nós, direta ou indiretamente, sendo beneficiadas/os e afetadas/os por ele.

Assim, o produto deste estudo conjunto foi uma cartilha para chamar a atenção de toda a população sobre como podemos adentrar concretamente no sistema de saúde do nosso país e, dessa forma, garantir que seu acesso esteja sendo realmente intersetorial e universal.


Para imprimir a cartilha, basta clicar aqui. Disponibilizamos (e incentivamos) para a divulgação da mesma, referenciando a fonte.