Uma Mostra para encantar o Médio Vale do Itajaí! SUS, Câmera , Ações em foco a humanização!

7 votos

A Mostra de Vídeos SUS, Câmera, Ações do Médio do Vale do Itajaí 2019 aconteceu no dia 05 09 2019 conforme já anunciada anteriormente por aqui.

http://redehumanizasus.net/vem-ai-mostra-de-videos-sus-camera-acoes-no-medio-vale-do-itajai-3/

Este ano a Terceira mostra teve como propósito provocar as equipes de saúde do SUS, nos vários níveis de atuação, a debater e avaliar suas ações em relação a saúde do trabalhador da saúde.

Com este tema mais específico tivemos um menor número de inscrições, mas a repercussão do tema sobre as equipes em nossa análise foi bastante positiva, uma vez que as mesmas se deram conta que não realizam ações deste tipo nos municípios. E este desafio foi o principal foco da Roda de Conversas que se seguiu a exibição dos vídeos inscritos. Não deixando obviamente de ter as obras apresentadas como ganchos para alimentar este debate, bem como os princípios da Política Nacional de Humanização e os próprios princípios do SUS em geral.

Na abertura a Coordenadora do Evento Jaqueline Marcos apresentou a proposta do evento e chamou a fazer uma fala sobre o mesmo o Secretário Municipal de Saúde de Benedito Novo Ronie Lowen. Este, por sua vez, ressaltou a importância das ações de humanização para a saúde e bem como a realização de ações de educação permanente para qualificar cada vez mais o trabalhador, bem como promover uma satisfação pessoal de cada um.

Em seguida  Eduarda Schweigert de Guabiruba realizou a chamada dos representantes das equipes que inscreveram os vídeos para que cada um apresentasse uma breve sinopse e contextualização do material apresentado aos participantes.

Blumenau SC inscreveu a participação da equipe do Centro de Saúde do Idoso: Sinopse do Vídeo: apresentação da coordenadora de serviço enfermeira Mara Rúbia Rutzen.

O vídeo intitulado Ctrl C: Um Gesto Muda Tudo II.

Ctrl C: de cópia.  Um Gesto Muda Tudo II: adaptado de um vídeo no YouTube, de uma professora que muda a forma de receber seus alunos na sala de aula.

Trata-se de uma experiência adaptada para o nosso serviço, após o recebimento do vídeo original no grupo de WhatsApp da equipe do CSI. Para entender melhor é só assistir…

Benedito Novo SC inscreveu as ações de saúde  e outras áreas envolvidas (polícia, assistência social, educação) em relação à violência realizadas no ESF DR Ernani . Apresentado pela coordenadora do ESF Juzeli Lemos.

O vídeo fala sobre a importância da educação em saúde respeitando e valorizando o pedido dos profissionais da saúde e além disso fortalecer a rede e formar parcerias os profissionais capacitados se sentem mais seguros e confiantes para atuação e assim se sentem valorizados.

Pomerode SC inscreveu as ações intersetoriais em relação a construção da RAPS no município. Apresentado pelo nutricionista Geliandro Fideles.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) propõe um novo modelo de atenção em saúde mental, a partir do acesso e a promoção de direitos das pessoas, baseado na convivência dentro da sociedade. Além de mais acessível, a rede ainda tem como objetivo articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade.

No município de Pomerode SC, criou-se o Grupo Condutor AbrAceSUS, formado por profissionais de Saúde que tem o objetivo de alinhar os processos de trabalho da Rede de Atenção Psicossocial do município, compondo com os diversos trabalhadores e demais serviços da comunidade a oferta dos cuidados necessários à população, em consonância com a Política Nacional de Saúde Mental. Os trabalhos foram iniciados em fevereiro de 2019 e além de organizar a RAPS, têm servido de canal de escuta dos diversos profissionais da rede.

Brusque SC inscreveu as ações do NASf em relação a Saúde do Trabalhador numa equipe de ESF do município. Apresentado pela Técnica de enfermagem do ESF São Luiz Cleide Cercal

O vídeo mostra o trabalho conjunto entre as equipes da UBS São Luiz e NASF Steffen do município Brusque, que vem desenvolvendo atividades voltadas a saúde do trabalhador, com foco nos profissionais de saúde. As atividades promovem o fortalecimento do vínculo entre as equipes, proporcionam melhores condições para atendimentos de usuários e tem como principal objetivo cuidar de quem cuida.

Timbó SC inscreveu um vídeo que conta das ações de promoção de saúde e prevenção de doenças  realizadas junto à comunidade. Apresentado pelo Coordenador do ESF das Nações Enfermeiro Afonso Vitorino.

Ao final, depois de assistirmos aos vídeos, reconfiguramos o espaço em roda para realizarmos observações e debate sobre o tema Saúde do Trabalhador. Foi um rico debate tratando não só de possibilidades de ações com este propósito como também porque esta necessidade se apresenta e que tipo de valores devem permear as mesmas, tais como ética, respeito as diferenças, estimulo ao protagonismo e a democracia institucional.

Assista aos Vídeos apresentados:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLiLHXMRXTmVpe9i5dpgJpoU4EBUe3-yd_