UNOESTE investe na utilização de atividades lúdicas na Educação em Saúde

14 votos
  1. Facilitadores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (FAMEPP/UNOESTE) se reuniram para programar atividades para o primeiro semestre de 2019.
    Os Coordenadores do PAPP organizaram uma “Oficina de Aprendizagem Mediada” que consistiu na aplicação de um piloto denominado “Maratona de Conhecimentos em Atenção Básica do PAPP”. A Aprendizagem Mediada pode ser considerada como uma maneira de interação na qual o participante desenvolve as principais atitudes e competências para uma aprendizagem efetiva. Dessa maneira possibilita uma dinâmica que serve de base para a desconstrução e para a reconstrução dos conhecimentos e da informação.
    Os Facilitadores participantes, por meio da aprendizagem mediada, contaram com ajuda de um mediador que se interpôs entre os aprendizes e o mundo dos estímulos, facilitando a interpretação sua significação por meio da participação, do envolvimento e da motivação dos sujeitos.
    O mediador chamou a atenção para os três critérios considerados fundamentais para a mediação: a intencionalidade associada à reciprocidade, o significado e a transcendência. Os participantes (mediados) conseguiram ampliar o sistema de necessidades de aprendizagem por meio do jogo. Essas necessidades incluíram a compreensão, o pensamento reflexivo e as relações entre as coisas.
    Um dos mediadores do processo ensino-aprendizagem é a atividade lúdica, que foi considerada pelos participantes como um método alternativo, que auxiliará nesse processo para o próximo semestre.

Referências:
Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Disponível em: https://www.google.com/urlsa=t&source=web&rct=j&url=http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n2/17.pdf&ved=2ahUKEwi1nJvhxPzeAhXFj5AKHZwgD54QFjAJegQIBRAB&usg=AOvVaw3xLKAAgIhRfWE32RMXSZZX Acesso em 30 11 2018. Às 14h 30min.