Sobre:

Sou designer de produtos e ergonomista. Meu interesse pela área da saúde surgiu ao me graduar em desenho industrial, durante meu primeiro emprego desenvolvendo tecnologias assistivas e produtos para a inclusão da criança com deficiência física no Instituo Noisinho da Silva. Senti vontade de me especializar e fiz um mestrado em ergonomia inclusiva na Loughborough University no Reino Unido. Lá tive contato com o design de serviços aplicados à área da saúde e resolvi fazer um doutorado sobre o serviço de tecnologias assistivas. Em minha pesquisa de doutorado desenvolvi protocolos e ferramentas baseados em evidência e que estimulem a prática centrada no usuário no serviço de cadeira de rodas do SUS. Estas ferramentas foram testadas e melhoradas de forma participativa e estão sendo utilizadas pelos centros de reabilitação da rede SUS de Belo Horizonte.

Interesses:

Tecnologias Assitivas, design centrado no usuário, serviço centrado no usuário, prática baseada em evidência, gestão, design participativo, design inclusivo, pesquisa ação, pesquisa aplicada em saúde.

Formação:

Doutor em serviços de cadeira de rodas/Mestre em ergonomia inclusiva/Designer de Produtos.

Além do direito à cadeira de rodas: implementando boas práticas no Sistema Único de Saúde

Gostaria de compartilhar o sumário executivo e o link da matéria do Jornal Nexo sobre a minha pesquisa de doutorado sobre o serviço de cadeira de rodas do SUS de Belo Horizonte. A pesquisa visou testar e implementar práticas que possam melhorar tecnologias de inclusão, como  ferramentas que auxiliem na escolha de cadeiras mais adequadas, […]