“Venha cuidar da sua saúde, se você for homem !” Promoção à Saúde do Homem na ESF São Pedro, em Pres

12 votos

A Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) insere seus estudantes da Graduação em Medicina, em oito Estratégias Saúde da Família nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado. Os Facilitadores estimulam acadêmicos, utilizando a Metodologia Ativa da Problematização, a criarem Planos de Ação, a partir das Necessidades de Saúde das pessoas que residem nos territórios adscritos às ESFs. As sugestões para criação desses Planos emergem das Reuniões de Equipe, das quais os aprendizes fazem parte, com frequência semanal na Unidade de Saúde. Um dos Planos de Ação escolhidos pelos estudantes esteve relacionado à aplicação da Política Pública de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Acadêmicos organizaram uma Roda de Conversa denominada “Venha cuidar de sua saúde, se você for homem !”com o , com o tema: Promoção da Saúde do Homem nas dependências da ESF São Pedro, em Presidente Prudente, SP. Após a ação de Educação em Saúde, que contou com a presença de 43 pessoas da comunidade, os Facilitadores utilizaram o Arco de Maguerez para estimularem a Reflexão na Ação.
Acadêmicos consideraram que o Ministério da Saúde elaborou em 2009 a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), consequente à maior morbi-mortalidade masculina no país, com anos potenciais de vida perdidos. Estudantes explicaram que esta situação decorre do pouco auto-cuidado com a saúde, da baixa procura por serviços de saúde e da maior vulnerabilidade às causas externas e violências, relacionadas às questões de gênero.
A Roda de Conversa esteve voltada aos usuários do SUS do sexo masculino frequentadores da ESF, tendo o objetivo de impactar esta população-alvo em relação ao cuidado com a sua saúde.
O Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP/UNOESTE) do Curso de Medicina da FAMEPP, no Campus de Presidente Prudente, está presente nas Unidades de Saúde municipais graças a uma parceria Academia/Serviço firmada entre a UNOESTE E as Secretarias de Saúde locais. Facilitadores consideraram que a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem, do SUS foi colocada em prática na ação de Promoção à Saúde. Explicaram que o processo de ensino-aprendizagem foi significativo e aconteceu por meio da concretização da teoria em ações de promoção à saúde e de comunicação em saúde. Dessa maneira a Roda de Conversa trouxe aos acadêmicos a possibilidade de efetivação da práxis.
Os estudantes apresentaram cartazes virtuais por eles elaborados e formatados para comunicação visual e realizaram Rodas de Conversa relacionadas a cada um dos temas em promoção da Saúde do Homem.
Os participantes cobsideraram como positiva a ação de Criação de Ambientes Saudáveis realizada no território da ESF, na Campanha do Novembro Azul de 2019.

Referências:
Saúde do Homem. Promoção e Prevenção à Saúde Integral do Homem. Disponível em:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://saude.gov.br/homem&ved=2ahUKEwiY68n7yfnlAhVoK7kGHYWZBVEQFjAEegQIAxAB&usg=AOvVaw3Np7iL0zehRC_E8VmjslHN