6º Curta Loucura: Relembrando os Desafios da Luta Antimanicomial

8 votos

 

O 6º Curta Loucura aconteceu no dia 17 de maio de 2019 e contou com a participação de acadêmicos, professores, profissionais e usuários dos serviços de saúde mental do município de Joinville.

 

 

Assim como em todas as outras edições, pudemos relembrar e reviver os desafios da Luta Antimanicomial, através de oficinas de arte, dança, cultura e história, organizadas com muita dedicação pelos alunos de psicologia, pedagogia e terapia ocupacional da Associação Catarinense de Ensino (ACE/FGG).

 

 

As atividades propostas tiveram por base princípios como a humanização, a sociabilidade e a garantia de direitos para todo e qualquer ser humano: é por isso que devemos lutar, todos os dias.

Agradecemos a participação de todos e nos vemos ano que vem! Por uma sociedade sem manicômios!

….

Obs: Se eu pudesse deixar um desafio aos organizadores da próxima edição do Curta Loucura, sem dúvida seria revisitar a primeira edição do evento e buscar a ocupação de um espaço público fora da faculdade… Um parque, um museu, um teatro, ou mesmo um Shopping para que dessa forma o cuidado em liberdade seja mostrado para todo e qualquer cidadão, combatendo o preconceito que envolve o sofrimento psíquico.

Outra sugestão seria envolver um grupo do curso de Direito da ACE, para colocar em debate a saúde mental como Direito, tão ameaçado pelas políticas atuais do Ministério da Saúde.