VII Mostra HumanizaSUS de Santa Catarina

6 votos

É com satisfação que mais uma vez, convidamos você para participar da VII Mostra de

 Santa Catarina que nesta edição terá o tema: “Iniquidades e Vulnerabilidades no SUS, um debate para a política de humanização”. A realização da Mostra faz parte do planejamento anual do Colegiado Gestor de Humanização em Santa Catarina.

Esta edição, como as anteriores, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão, Diretoria de Educação Permanente em Saúde, e Divisão de Humanização, representada pelo Colegiado Gestor Estadual de Humanização em Santa Catarina.

Com o tema da VII Mostra visamos colocar em debate como a efetivação da política de humanização no SUS pode promover a equidade como princípio de garantia de direitos, inclusão e integralidade na saúde pública em Santa Catarina.

Data: 08 de agosto de 2018 (quarta-feira)

Horário: 08h00min – 17h00min

Local: Campus da Unisul Pedra Branca em Palhoça SC

Público-Alvo – Trabalhadores, gestores, usuários e estudantes com experiências na PNH, e em redes/movimentos sociais, conselhos.

Nº de participantes – 150 inscritos

Programação:

08:00-09:00hs Credenciamento e Coffee de Acolhimento
09:00-12:00hs Abertura e Mesa Redonda
12:00-13:00hs Intervalo para almoço
13:00-14:00hs Exposição dos pôsteres e de fotografias
14:00–16:00hs Apresentação dos trabalhos nos grupos
16:00-17:00hs Avaliação e Encerramento

 

Experiências:

Serão selecionados trabalhos para apresentação na modalidade oral (30 trabalhos) e pôsteres, realizados por profissional e/ou estudante, gestor e/ou usuário da área da saúde com experiências de humanização na gestão e na atenção do SUS e/ou em redes/movimentos sociais, conselhos em diversos âmbitos: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

A Mostra se constitui da apresentação de experiências significativas vivenciadas no cotidiano do SUS levando em conta as diretrizes e dispositivos da PNH, e o tema que a convoca. Após a realização da inscrição como participante, poderá ser feita a inscrição da experiência. As experiências selecionadas receberão devolutiva em 03/08/2018.

Eixos temáticos:

ü  Garantia do acesso, a universalidade no SUS: Experiências que enfoquem ações de humanização voltadas ao princípio do SUS de garantia do acesso aos serviços de saúde, especialmente aos usuários em situação de vulnerabilidade.

ü  Cuidado em saúde, garantia da integralidade no SUS: Experiências que enfoquem estratégias de diálogo e construção coletiva entre diferentes serviços e segmentos da sociedade em torno do tema saúde no sentido de ativação da rede de atenção, garantindo a integralidade da assistência em saúde.

ü  Saúde Mental e suas iniquidades para usuários e trabalhadores no SUS: Experiências relacionadas à saúde mental, que promovam a universalidade do acesso e integralidade do cuidado, favorecendo assim a equidade no SUS.

Critérios de seleção das produções – As experiências enviadas poderão entrar em duas modalidades: Oral e Pôster. A avaliação das experiências será realizada pela Comissão Organizadora da VII Mostra, a qual observará os seguintes critérios: ter como base a Política Nacional de Humanização; ser pertinente com o tema proposto para a Mostra; colaborar como norteadora para o fomento de outras experiências no SUS, em função de elementos conceituais, metodológicos e estratégicos; colaborar para problematização, melhoria, avanço, inovação e/ou formulação dos dispositivos da PNH que colaboram com o “SUS que dá certo”, conforme documento base desta política.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf

Metodologia

Abertura seguida de mesa redonda com exposição dos conferencistas e discussão em plenária do tema central e eixos temáticos; rodas de conversa com apresentação das experiências na modalidade oral e pôster e partilhamento dos temas apresentados em cada roda de conversa.

Modalidade Oral: roda de conversa com os expositores dos trabalhos selecionados que terão 20 minutos para apresentação da experiência, com mais 5 minutos para o debate.

Modalidade Pôster: Os pôsteres serão fixados na chegada, durante o credenciamento. No dia 08/08/2018 das 13h00min às 14h00min o seu expositor poderá permanecer junto ao Pôster para apreciação dos participantes da VII Mostra.

Inscrições Online para participação na Mostra e inscrição de trabalhos:

http://(http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=39923)

Período de inscrições: de 22/06/2018 a 26/07/2018 para um total de 150 participantes, mediante o preenchimento da ficha de inscrição.

Certificados: serão enviados após o evento, para o e-mail informado em sua inscrição.

E-mail para contato: divisaopnh@saude.sc.gov.brdivisaopnh@gmail.com

Telefone para contato: 048 36647244

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf