O OTIMISMO E O SEU PODER TRANSFORMADOR

10 votos

 

Falar sobre o otimismo em si, não é muito fácil. Pois se quando nós apenas recomendássemos para uma pessoa ser otimista fosse o suficiente para que ela mudasse a sua vida isso seria formidável ! mas ainda não é deste jeito mas sim com uma investigação em torno do nosso comportamento pessoal, e a partir desta analise estimular as forças positivas existentes no interior de cada um de nós. E isso pode ser um processo rápido ou um pouco mais lento depende da forma e da intensidade que a pessoa encara as situações da vida cotidiana. Mas o mais importante é que não é impossível de se alcançar este tão almejado estado de satisfação.

Mas é ótimo e estimulador saber que a disposição de encarar os fatos visualizando o lado positivo não depende só de um talento inato. Você também pode aprender a ser mais otimista e virar o jogo a seu favor isso é mais fácil do se imagina e só precisamos de iniciativa e de uma vontade muito forte de ficar bem.

 

O  otimista inato e o Otimista em potencial  O otimismo não é necessariamente um dom. E isso é uma boa noticia já que não é uma sorte    restrita a poucos. Embora alguns privilegiados venham ao mundo com maior predisposição para desenvolve-lo, todos podem chegar lá até os mais pessimistas, ou seja todos nós somos otimistas em potencial.

Os otimistas natos: são pessoas que tem a sua essência positiva naturalmente aflorada, e sempre estão abertas a mudanças, não se intimidam com os imprevistos ou obstáculos, que procuram manter o seu estado de humor sempre em alta, conservam uma grande jovialidade mental que se reflete no físico, buscam conhecer bem seus limites e os seus valores, não tem medo de arriscar pois já iniciam um novo projeto cheio de energia positiva e com muita motivação que acaba criando uma atmosfera contagiante de sucesso, sabe se comunicar bem estando em qualquer ambiente, tem uma alta estima bem resolvida, usa as experiências pessoais como aprendizado e estando diante de uma dificuldade buscam a solução ao invés de se lamentar e assim tem sempre as melhores chances de se dar bem na vida. Estar ao lado de pessoas assim é um grande estimulo positivo pois alem de terem este ideal positivo aflorado elas sabem muito bem estimular positivamente os que estão ao seu lado ampliando a sua visão pessoal diante do mundo.

Os futuros otimistas: estes ainda não descobriram a sua essência positiva interior e por conta disso são pessoas que em geral tem dificuldade de comunicação, desistem facilmente dos seus objetivos dando lugar ao comodismo momentâneo, tem um estado de humor oscilante, usa as experiências pessoais para avalizar previsões trágicas, tem baixa alto estima, não se sente capaz de ser um agente de mudança positiva em sua vida e estão sempre procurando culpados para tudo que acontece em torno de si, como um atraso, uma crise de mau humor, uma dor de cabeça, uma preocupação excessiva ou desnecessária, aparentam ter sempre uma idade superior a sua idade cronológica pela postura limitada que geralmente assumem, se lamentam constantemente em relação a tudo e a todos e super valorizam os seus problemas. Estar do lado de pessoas assim na maioria das vezes pode ser um martírio pois quando elas não sabem filtrar o seu desencanto pessoal acaba influenciando negativamente a vida dos que estão a sua volta. 

Os tratamentos terapêuticos podem ajudar a esta pessoa a despertar o seu otimismo interior e ajuda-la a desenvolver um novo olhar para a vida o tratamento terapêutico é uma ótima alternativa para dar suporte a esta tão importante mudança mas nem sempre é necessário um tratamento terapêutico para dar inicio a esta transformadora mudança. Às vezes um forte acontecimento pessoal, um livro, uma frase, uma pessoa, uma perda , enfim, algum outro fator que nos desperta subitamente e nós atentamos para a forma que estamos encarando a nossa vida e que ela acaba! e ai?? como estamos contribuindo para que ela seja mais prazerosa e melhor ?. Vejamos o exemplo de uma pessoa que sobreviveu a um grave acidente teve a graça de ser tocada sobre o real sentido da sua vida e passa então a  valorizar pequenas coisas como tomar um banho, saborear uma fruta, vislumbrar a exuberância da natureza, enfim, descobre que a nossa vida tem muitos sentidos e que pouco atentamos para eles. Os motivos e as intensidades de cada um são muito pessoais e distintos, mas são exemplos constantes de que podemos encarar a vida com mais otimismo e motivação.

 

O otimismo e os benefícios orgânicos – emocinais – mentais 

Os cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos e professores e Coordenadores da  Unidade de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo, que há anos se dedicam a pesquisas na área Afirmam que os otimistas tendem a se sair melhor na vida pois se você aposta no seu sucesso, e organicamente você fortalece o sistema imunológico e assim, fica menos sujeito a gripes, infecções,  problemas digestivos, problemas de pele e sem contar que a alto-estima fica lá em cima.

Isso tudo é maravilhoso a comprovação cientifica para os benefícios de um bom estado de satisfação pessoal. Mas e aquelas pessoas que tem tendência a ver a coisa pelo lado negativo que se acostumaram a olhar tudo pela lente do desencanto, com previsões trágicas para qualquer situação ou projeto e que ainda costumam afirmar que são apenas realistas e não pessimistas acusando os otimistas de ingênuos, cegos e inexperientes. Pessoas com o pessimismo freqüente na maioria das vezes dissimulam o comodismo pois muitas pessoas que não vêem saída nas situações que sofrem ao longo da vida querem é uma forma de fugir do empenho necessário a realização e em outras vezes elas escondem o medo de fracassar então buscam a solução mais cômoda para resolver as suas insatisfações pessoais.

Como fica o organismo das pessoas que ainda não despertaram o seu ideal otimista ? Bem na maioria das vezes tem o sistema imunológico baixo, desenvolve processos alérgicos com facilidade, tem uma frieza as vezes até involuntária na hora de trocar afeto, sofrem com dores constantes de cabeça no corpo etc. e tem uma alto estima lá em baixo o que dificulta ainda mais seu estado de humor e satisfação pessoal.

O que fazer diante disso??? Bem o melhor é investigar as causas deste estado de ânimo, e procurar compreender que temos toda capacidade de mudar para melhor e assim assumir a responsabilidade pela nossa própria existência entre perdas e ganhos e então  ir a luta mudando o que não nos agrada e deixando de fora as lamentações constantes sobre fatores externos que estão fora de nosso controle e só nos puxam cada vez mais para baixo. Os otimistas não são ingênuos, cegos ou inexperientes  mas sim sabem extrair o melhor de qualquer situação e se adaptar a ela com naturalidade e disposição como por exemplo aproveitar um sábado frio e chuvoso em casa num clima descontraído e quente com os amigos ou seja ele não coloca a sua realização, satisfação e seu prazer pessoal nas mãos da meteorologia ou de qualquer outro fator, ele age em busca deles, e assim acontece em todos aspectos da vida seja profissional, pessoal ou afetiva. Às vezes o destino providencia um chacoalhão  que nos impõe a uma mudança brusca e é nessa hora que uma visão otimista nos impulsionará para cima ou seja para a superação e o sucesso.  

 

A busca e a conquista do otimismo

Para conquistarmos o potencial otimista a primeira coisa que de temos que fazer é rever as nossas crenças pessoais e passar a confiar na nossa capacidade pessoal de vencer obstáculos e  enfrentar nossos medos e frustrações. Pois uma convicção otimista consiste em ao estar diante de um problema ou de um revés inesperado de alguma situação da vida de uma forma geral, os otimistas não se intimidam nem esmorecem com a situação eles analisam extraem a melhor lição e se propõem a buscar novas chances de sucesso. Já os pessimistas costumam centralizar os problemas neles e na sua incapacidade de superar. Neste caso precisamos mudar a percepção de nós mesmos e do mundo, já que o otimismo é a ferramenta fundamental da realização pessoal. Pois a energia que desperdiçamos quando nos deixamos envolver numa atmosfera pessimista é inexoravelmente nociva e cria um circulo vicioso que tende a aumentar com o tempo propiciando um clima derrotista e negativo. Então cabe a nós adotar uma postura diferente diante da vida e diante de nós mesmos buscando forças para melhorar a sintonia da energia a nossa volta , pois a vida é composta de ciclos e nós iniciamos vários ciclos no decorrer da nossa existência e se começamos um ciclo já vibrando em sintonia positiva as chances de sucesso serão potencializadas e a nossa satisfação vai ser garantida, então devemos pensar bem  nisso antes de professar algo em torno de nós mesmos e do ambiente em que vivemos. Esta em nossas mãos o poder de melhorar a nossa vida e encher de alegria o ambiente a nossa volta. Pois qualquer ação gera um reação então se temos uma ação positiva diante da vida e das pessoas que nos cercam isso retornará para nós mesmos.

Então vale tudo para atrair uma sintonia de otimismo para a sua vida, como andar com pessoas positivas, copiar frases de otimismo e força e colocar em locais que você possa ver todos os dias, ler um livro que fale de otimismo, assistir a um filme que expresse o poder do otimismo na superação de fatos na nossa vida, enfim, tudo que estiver relacionado ao tema servirá de suporte para despertar o potencial otimista dentro de você. E se você já é um otimista nato ou já esta nesta busca, maravilha! propague então o seu otimismo em todas as direções, indique os meios que você usa para estimular seu otimismo pessoal, um livro, um texto que você leu, uma musica, um filme, uma historia enfim seja qual for a ferramenta que você encontrou passe adiante e seja um agente multiplicador de otimismo a sua volta e o universo te agradece ! com um mundo bem melhor.

QUATRO  VERDADADES  QUE  VOCÊ  PRECISA  SABER  SOBRE O  OTIMISMO:


{C}·         {C}OTIMISMO é uma qualidade que pode sim ser adquirida e é muito fácil só depende de você.

{C}·         {C}TERAPIA, livros e experiências vitais são capazes de reverter à visão pessimista da vida. Mesmo a visão pessimista de longa data.

{C}·         {C}NUNCA AGREDITE EM PESSOAS DERROTISTAS: seu estado de ânimo é restrito a questões intimas e pessoais, não se estende ao panorama geral e muitas vezes é fruto de comodismo, medo de arriscar, frustrações  ou falta de autoconfiança.

{C}·         {C}O OTIMISTA NÃO É INGÊNUO OU INEXPERIENTE ele não ignora os problemas, apenas não se deixa intimidar e paralisar por eles, e age logo em busca da solução, em vez de super valorizar os problemas dão a eles a importância que tem valorizando muito mais a solução.

 

Vamos ver agora algumas dicas praticas que você pode fixar em um lugar visível para estimular diariamente o seu otimismo:

 

AS 10 LIÇÕES DE OURO PARA SER MAIS POSITIVO NA VIDA:

{C}1.    PARE DE RECLAMAR da vida, das pessoas, do trabalho, da casa enfim de tudo e evite dar atenção as pessoas quem tem o mesmo habito. Mude de assunto.

{C}2.    {C}PEÇA E ACEITE AJUDA ao passar por um grande trauma ou uma grande dor. Ser positiva é diluir a queixa sistemática e assim compreender que mesmo o que não tem cura pode ter o sofrimento aliviado a partir de uma conduta positiva. E não renegar aos seus sofrimentos.

{C}3.    {C}RECUSE O LUGAR DE VITIMA DA VIDA. Este lugar só existe para quem se deixa colocar nele, e não imagine que tudo o que dá errado é contra você ou que você é a causa.

{C}4.    {C}QUANDO SE SENTIR PARA BAIXO,  em vez de ficar maquinando a situação e o passado, ocupe-se, mexa-se, busque a companhia de pessoas que coloquem você para cima, vá a algum lugar que sinta bem e faça algo que domine bem que tenha chances de dar certo mesmo que seja uma simples tarefa como arrumar as gavetas.

{C}5.    {C}NUNCA PERMITA QUE UM ABORRECIMENTO TRIVIAL te coloque para baixo e acabe com o seu dia inteiro, como o transito, um problema no trabalho, algo que deu errado, uma pane no micro coisas assim que não estamos livres, seja forte, mantenha a calma e busque isolar este acontecimento do resto dia.

{C}6.    {C}NÃO SE DÊ MUITA IMPORTANCIA tipo super valorizar seus problemas e seus motivos pessoais para um possível mau humor. Experimente rir de si mesmo, e se analisar como se estivesse de fora se colocando no lugar das pessoas que vão conviver com você!

{C}7.    {C}INTRODUZA UMA NOVIDADE AGRADAVEL NA SUA ROTINA DIÁRIA pode ser um sorvete, uma caminhada, ir uma sessão de cinema, uma musica, um bate papo com os amigos, um banho aromático, um banho de sol ou qualquer coisa que seja pratica e feita com prazer por você.

{C}8.    SEJA TOLERANTE com as pessoas, com a vida, e com você. Evite usar as faltas alheias como justificativa para a falta de fé na humanidade já que toda regra tem uma exceção então não generalize.

{C}9.    {C}LEMBRE-SE O AMOR A AMIZADE E A SOLIDADARIEDADE RECARREGAM A PILHA DE QUALQUER UM então não fique só cobrando mas também ofereça.

{C}10. {C} BUSQUE O HABITO DE CONTABILIZAR AS COISAS BOAS DO DIA ainda que seja algo corriqueiro como tomar um café com um colega, ou um momento de afeto com alguém, procure ter sempre este habito de dar valor às coisas boas que aconteceram no dia pois assim os sentimentos positivos preencherão a sua mente sem dar lugar ao pessimismo.

LEMBRE-SE SEMPRE DISSO:

{C}{C}

 
   

 

 


 "Somente com o coração é que se pode ver com clareza, o essencial é invisivel aos olhos."  (Saint  Exupéry)