Oficinas de sensibilização da PNH movimentam a região norte

8 votos

Sensibilizar os trabalhadores sobre a importância da humanização da atenção e da gestão em saúde. Este é o objetivo da primeira fase do plano de formação da Política Nacional da Humanização para a região norte do Brasil. Nos dias 22 e 23 de abril foi realizada a primeira oficina de sensibilização em Porto Velho- RO, com participação de cerca de 40 profissionais da saúde.

Com uma metodologia de grandes e pequenas rodas no Centro de Medicina Tropical de Rondônia, a equipe da PNH ouviu as demandas e saberes dos trabalhadores da saúde para construir a oficina a partir deles. Em Rondônia, serão três oficinas de sensibilização e esse número varia de acordo com cada estado. O plano de formação é definido pelos Coletivo de representantes indicados pelas Secretarias Estaduais de Saúde juntamente com a coordenadora do núcleo de formação e pesquisa da PNH Raquel Turci.  "As oficinas são essenciais para contagiar os trabalhadores da saúde sobre a Política de Humanização” afirma a psicóloga.

A coordenadora da humanização na secretaria estadual de Rondônia  Patrícia Santos acredita que esse processo de sensibilização foi fundamental para que os trabalhadores conhecessem a PNH. “Eram previstos só 30 participantes mas houve um interesse acima do esperado” diz.  E esse interesse é refletido também nas falas dos participantes. Raymison Correa da Silva, trabalha na farmácia  da  policlínica Oswaldo Cruz e  Segundo ele, tinha dificuldade para entender o que é humanização, mas percebeu que já trabalhava com seus princípios, mas de forma isolada. “Foi bom porque  foi motivadora para quem já trabalhava na humanização e um despertar para os que estavam sem forças para acreditar q se podia melhorar”, afirma ele, que trabalha há 12 anos na área de saúde tem interesse em colaborar com as práticas de humanização em seu estado.  A psicóloga Ana Cristina trabalha na saúde há um ano, e já conhecia a humanização pelo seminário no estado, ano passado. “ A oficina foi muito boa, porque nos fez sair do comodismo ” diz.

Além de diagnosticar a situação da humanização na região, essas oficinas debatem e propõe inovações a partir da realidade e das propostas de cada estado. Os temas vão desde o histórico do SUS, situação da PNH no estado, abordagem dos princípios, diretrizes e dispositivos da PNH, processo de trabalho em saúde e processos de formação.

A primeira oficina da região norte aconteceu em Boa Vista – RR, dias 31/03 e 01/04. A próxima oficina em Porto Velho- RO acontece nos próximos dias  09 e 10 de julho. Essas oficinas da PNH são gratuitas e fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais. Trabalhadores da saúde interessados em participar devem procurar as secretarias de saúde de seu estado.