OFICINA DE SAÚDE MENTAL – DSEI MG/ES

0 votos

OFICINA DE SAÚDE MENTAL – DSEI MG/ES

Foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro, no município de Manga/MG, uma oficina para discutir estratégias de enfrentamento dos casos de suicídio e das tentativas de auto extermínio ocorridos na população indígena da etnia Xakriabá, residentes no Norte do estado de Minas Gerais.

Participaram deste momento 38 convidados, sendo profissionais das unidades de saúde localizadas na Terra Indígena, como enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes indígenas de saúde; equipe matricial (psicólogo, assistente social, enfermeiro e farmacêutica), lideranças indígenas Xakriabá, e ainda, profissionais da Unidade de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São João das Missões, município onde se localiza o território indígena.

Na oportunidade, foi analisado o Manual de Prevenção do suicídio para profissionais da atenção básica e ainda, deu-se início à construção de uma cartografia da Saúde Mental do território indígena Xacriabá, o que possibilitará uma compreensão mais ampliada da vida cotidiana das comunidades, indo além das fronteiras do território geográfico, auxiliando dessa forma, na elaboração das intervenções propostas pelas equipes de saúde. 

Atuaram como facilitadores desse momento, a Apoiadora do Dsei MG/ES, HiojumaFigueiredo de Morais Monteiro e o RT da Saúde Mental, Rodrigo Venâncio da Silva.

O evento contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de MG, através da Coordenação de Saúde Indígena; da Secretaria Municipal de Saúde de São João das Missões, com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Sr. Otelice Nunes de Oliveira e da Prefeitura de Manga/MG, por meio de suas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.