Puericultura: ESF de portas abertas para garantia do acesso integral e qualificado aos pequenos usuários

6 votos

Visando a atenção à saúde da criança, foi realizado na cidade de Álvares Machado na Estratégia de Saúde da Família Nossa Senhora da Penha (ESF Geraldo Paulo dos Santos) em parceria com o curso de Medicina da Unoeste, um evento destinado exclusivamente aos pequenos usuários do Sistema Único de Saúde.

Além do atendimento médico e da avaliação da saúde bucal, foi realizada uma apresentação teatral pelos estudantes do segundo termo do curso de Medicina, com a utilização de fantoches, com foco na higiene pessoal. Os estudantes criaram um projeto de ação a partir da realidade vivenciada no território da ESF, ressaltando a importância de hábitos saudáveis cotidianos como: tomar banho, assepsia das mãos e higiene bucal, a partir da utilização da Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem denominada Problematização.

Com o intuito de envolver ainda mais as crianças foi idealizada na unidade uma brinquedoteca, para ser utilizada pelas crianças que aguardam por consultas da equipe interdisciplinar.

O Plano de Ação contou com a participação de 17 crianças e foi avaliado positivamente pela Equipe da ESF, pelas mães e pelos pequenos clientes que fizeram a maior festa na ESF. 

Como facilitadora da UNOESTE fiquei muito satisfeita com a ação desenvolvida pelos aprendizes.



Referências

https://revista.fmrp.usp.br/2015/vol48n3/simp5_A-Metodologia-da-Problematizacao.pdf