Dia Nacional da Saúde

5 votos

       Comemora-se, no dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde. Essa data rememora o dia do nascimento, em 1872, do sanitarista Oswaldo Cruz – pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Além da inestimável contribuição na erradicação da peste bubônica, da febre amarela e da varíola, Oswaldo Cruz contribuiu para a estruturação das ações de saúde pública no país e, consequentemente, colaborou para que a qualidade de vida dos brasileiros obtivesse um quadro de melhora. Na atualidade, 145 anos após o nascimento de Oswaldo Cruz, o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) trava embates para que a semente, lançada pelo sanitarista brasileiro, continue a germinar.

         O nosso SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Abrange desde a simples consulta ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito a toda a população do país. Tal realidade só é possível, porque, diariamente, agentes comunitários, assistentes sociais, técnicos (as) em enfermagem, dentistas, farmacêuticos (as), fisioterapeuta, nutricionistas, enfermeiros (as) e médicos (as), por exemplo, travam embates, contra as adversidades do cotidiano, para que a população seja atendida da melhor maneira possível.

         Claro que não fecho os olhos para o que há de errado no nosso SUS. Infelizmente, existem falhas. Há falha quando o Estado não investe o que deveria ter investido. Da mesma maneira, há falhas quando um profissional da saúde, independente da função, deixa de dar a atenção necessária ao cidadão. Entretanto, ainda que existam falhas, leitor, saiba que é constante a luta da maioria dos profissionais da área da saúde para que as engrenagens do SUS continuem a funcionar. Isso porque não há nada mais gratificante do que poder colaborar para a melhora da qualidade de vida do cidadão.

        Que o Dia Nacional da Saúde sirva para que o Estado e os profissionais da área da saúde reafirmem o compromisso com o Sistema Único de Saúde e, consequentemente, reafirmem o compromisso com o bem-estar da população. Além disso, que seja ratificado o compromisso de luta pelo aprimoramento contínuo da estruturação das ações de saúde pública no país. Ao agirem dessa forma, estarão dando continuidade ao embate travado, inicialmente, pelo sanitarista – Oswaldo Cruz.